Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comunidade científica discute investimentos em infraestrutura
fechar
Compartilhar

 

lancamentoeditaos

A Finep acaba de anunciar na sua sede, no Rio de Janeiro, conjunto de editais do CT-Infra (ver aqui documento com a síntese das chamadas) no valor total de R$ 280 milhões para três anos - 2018, 2019 e 2020. É uma aposta da financiadora para conferir robustez à infraestrutura científica brasileira, voltada à retomada do crescimento. O CT-Infra é um fundo setorial criado para viabilizar a modernização e ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas brasileiras, por meio de criação e reforma de laboratórios e compra de equipamentos, por exemplo, entre outras ações.

O anúncio envolve, ao todo, quatro chamadas públicas: uma voltada à pesquisa em áreas temáticas, outra de manutenção preventiva de equipamentos e de infraestrutura de biotérios e de coleções biológicas de microrganismo, a terceira ligada a campi universitários e novas universidades e uma carta-convite para finalização de obras apoiadas por outros editais do fundo.

Participaram da solenidade que apresentou detalhes do conjunto de editais a diretoria da Finep e representantes do setor acadêmico, de Institutos Científico-Tecnológicos, Fundações de Amparo à Pesquisa, dentre outros. Desde 2001, foram destinados R$3,2 bilhões em recursos para mais de 1600 projetos através do CT-Infra.

Acesse o site da Finep na seção chamadas públicas para mais detalhes e ficar atento à publicação dos documentos oficiais dos editais.