Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. ABDE lança campanha nas redes em apoio ao Sistema Nacional de Fomento
fechar
Compartilhar

 Selo cinza 2

A intenção é apresentar a Carta de Posicionamento da Associação, que será entregue aos candidatos à Presidência da República, e firmar no calendário a data de 5 de julho como o “Dia do Sistema Nacional de Fomento” (#euapoioSNF)


A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) iniciou, na semana passada, uma ação em suas redes sociais para promover o Sistema Nacional de Fomento (SNF). Intitulado #euapoioSNF, o movimento quer dar visibilidade à Carta de Posicionamento da ABDE, documento inédito que será apresentado aos candidatos à Presidência da República e que defende políticas públicas voltadas para o segmento como um caminho para a recuperação econômica brasileira e para o crescimento sustentável. A intenção é firmar no calendário o dia 5 de julho como uma data para dar visibilidade às instituições financeiras de desenvolvimento.

De acordo com a Carta, é preciso reconhecer que o Brasil possui uma rede consolidada de fomento e, neste contexto, ela propõe o alinhamento das políticas econômicas junto ao SNF para definição de ações para o avanço socioeconômico do país. O documento foi construído com base em entrevistas com os 31 associados da ABDE – bancos de desenvolvimento regionais e estaduais, bancos públicos federais e agências de fomento, bancos comerciais com carteira de desenvolvimento, bancos cooperativos, além da Finep e do Sebrae.

Estas instituições são responsáveis por mais de 54% de todas as operações de crédito do sistema financeiro brasileiro. De acordo com dados do Banco Central, em comparação ao sistema financeiro privado, as instituições do SNF estão mais comprometidas com a oferta de crédito, mobilizando parcela mais representativa de seus recursos para essa finalidade – enquanto nos bancos de desenvolvimento este índice chega a 81% de todas as operações realizadas, nos bancos privados são apenas 31%. Além disso, o Sistema Nacional de Fomento responde pela maior parte do financiamento produtivo do país, com 78% de todas as ações nessa área.

Por isso, a Associação acredita que o SNF desempenhará papel crucial para que o país aumente sua taxa de investimento, que atualmente está em uma de suas mais baixas taxas da história, com 15%, e tem condições de ser ampliada até 25%. A Carta defende ainda que o desenvolvimento regional é uma importante e desafiadora meta nacional, devendo o governo federal alinhar a política nacional com as particularidades e diferenças de cada política regional.

Para impulsionar essa ideia, convidados a todos os associados que publiquem ou compartilhem a Carta de Posicionamento da ABDE no dia 05 de julho, com a hashtag #euapoioSNF. A proposta é firmar no calendário a data como o “Dia do Sistema Nacional de Fomento”, produzindo uma postagem coletiva que mostra a força e importância dessa rede. Nos próximos meses, também estão previstas agendas com os assessores econômicos das campanhas presidenciais e encontros com os próprios candidatos.