Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Com participação da Finep, MCTIC realiza primeira reunião da comissão do Sistema Rastro
fechar
Compartilhar

 reuniao rastro site

Da esquerda para a direita: Ronaldo Camargo, presidente substituto da Finep, Gilberto Kassab, ministro do MCTIC, e Thiago Camargo, secretário do MCTIC (Foto: Divulgação/MCTIC)

 

A primeira reunião da comissão interministerial para integração e promoção de programas e projetos baseados na tecnologia de identificação por radiofrequência (C-SISRFID, conhecida como Sistema Rastro) foi realizada nesta quarta-feira, 4/7, no MCTIC, em Brasília. O presidente substituto da Finep, Ronaldo Camargo, abriu a sessão, junto com o ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, e o secretário de Políticas Digitais do MCTIC, Thiago Camargo. Presentes ao encontro, representantes dos 12 ministérios participantes da iniciativa, da Ceitec, e do superintendente da Área de Gestão Financeira da Finep, Ivan Carvalho Moraes.

“A ideia é intercomunicarmos todas as ações em comum, articular nossos esforços para concentrar os projetos que estão dispersos para criarmos um caminho único em busca da integração dessas iniciativas. Queremos avançar para dar musculatura às boas iniciativas que temos no governo”, disse Ronaldo Camargo em sua fala.

O avanço do uso das tecnologias de identificação por radiofrequência e por (Internet das Coisas (IoT) tem gerado o desenvolvimento de uma série de programas e projetos em diversos órgãos e entidades do Governo Federal. O objetivo da comissão é coordenar as diversas iniciativas e promover o desenvolvimento de um sistema integrado, como políticas de rastreamento de produtos, veículos e mercadorias em geral no País. As aplicações abrangem áreas como transporte, logística, saúde e segurança.

Entre os benefícios previstos, estão a redução de custos com atividades de logística; aperfeiçoamento do controle de trânsito e de mercadorias nas fronteiras e rodovias; integração dos sistemas de segurança pública; e o incremento da arrecadação tributária; A Finep será agente financeiro do Sistema Rastro, oferecendo modelos de financiamento a empresas privadas e a órgãos públicos.

O projeto conta com a participação de 12 ministérios - MCTIC, Agricultura, Cidades, Fazenda, Defesa, Educação, Desenvolvimento, Meio Ambiente, Justiça, Transportes, Planejamento, Saúde -, além da Finep, Ceitec e CGU.

 

Com informações do MCTIC