Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Inaugurado novo prédio do LNNano, com participação da Finep e MCTIC
fechar
Compartilhar

 InaugPredLNNano2

Na foto, da esquerda para direita: Ronaldo Camargo, presidente em exercício da Finep, Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, Rogério de Cerqueira Leite, pres. do Conselho de Administração do CNPEM, Gilberto Kassab, ministro do MCTIC, Adalberto Fazzio, direitor do LNNANO, e Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor da Fapesp (Divulgação/MCTIC)

 

O presidente em exercício da Finep, Ronaldo Camargo, participou da cerimônia de inauguração do novo prédio do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), nesta terça-feira, 26/6, em Campinas (SP), junto com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e autoridades convidadas. Fundado em 2008, o LNNano tem apoio da Finep, MCTIC, CNPq e da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de SP (Fapesp). A nova extensão do laboratório conta com investimentos de R$ 3,5 milhões, do MCTIC.

O espaço vai abrigar três microscópios eletrônicos de criomicroscopia de última geração, equipamentos de litografia de íons e elétrons e uma sala limpa para nanofabricação de dispositivos. Toda a infraestrutura será aberta à comunidade científica. O LNNano é um dos quatro laboratórios do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), e desenvolve pesquisas que utilizam a nanotecnologia para atender às necessidades da agricultura, indústria e serviços.

 

visitasiriussite2

Maior projeto científico do Brasil. O ministro Gilberto Kassab visitou as obras ao lado do diretor do Projeto Sirius, José Roque da Silva, e do presidente em exercício da Finep, Ronaldo Camargo (Divulgação/MCTIC)

 

No mesmo dia, as autoridades também visitaram o projeto Sirius – maior infraestrutura de pesquisa científica já construída no Brasil, que abrigará a nova fonte de luz síncrotron do País. A Finep, em parceria com a Fapesp, tem apoiado o desenvolvimento do Sirius por meio de editais, totalizando cerca de R$ 100 milhões. O Sirius está sendo desenvolvido pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), também no CNPEM.

“Cada vez que visito os centros de pesquisa do CNPEM, nós da Finep ficamos mais orgulhosos de sermos apoiadores de projetos dessa magnitude e importância ímpares”, disse Camargo em sua fala.

Para o ministro Kassab, ”o projeto Sirius, assim como o LNNano, são provas do quanto o Brasil tem desenvolvido e quanto ainda tem de potencial. São profissionais de altíssima competência e qualidade que continuarão a ter todo o apoio possível no ministério”, afirmou.

Os primeiros itens a serem utilizados por pesquisadores externos serão os microscópios eletrônicos. A previsão é que estejam disponíveis em 2019. Eles vão se juntar a outros seis equipamentos similares já em operação no LNNano.

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.