Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep e Conselho Norueguês lançam edital para a indústria de petróleo e gás
fechar
Compartilhar

Offshore platform

 

 A Finep e o Conselho de Pesquisa Norueguesa (RCN) se unem mais uma vez em chamada pública para seleção de projetos cooperativos entre ICTs e empresas. A financiadora apoiará iniciativas brasileiras de forma não reembolsável para o desenvolvimento de atividades de pesquisa que envolvam a indústria de petróleo offshore. Propostas podem ser enviadas para a Finep até o dia 12 de setembro de 2018.

As empresas norueguesas receberão apoio do RCN, em 20 milhões de Coroas Norueguesas (NOK), enquanto a Finep disponibilizará R$ 10 milhões, em recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Os projetos, elaborados em parceria por instituições de pesquisa e empresas dos dois países, devem prever atividades complementares e bem distribuídas entre ambos e estruturarão a troca de conhecimento entre as nações.

A chamada prevê investimentos em linhas temáticas de exploração, tecnologia ambiental e recuperação avançada de óleo; e de perfuração e intervenção com eficiência de custos e tecnologia de produção.

Segundo Denise Reigada, analista do Departamento de Petróleo, Mineração e Indústria Naval da Finep, existem demandas para o Brasil que ainda são novidades na extração do petróleo proveniente do Pré-Sal, como a composição química do material extraído e adequação de equipamentos. “É preciso inovação para viabilizar a venda”, afirma a analista.

Para isso, serão escolhidas pesquisas na fronteira do conhecimento, ou seja, que estejam na vanguarda da busca por novas soluções para a área. “O processo é bom tanto para empresas quanto para ICTs: a primeira absorve conhecimento da segunda que, a partir dessa troca, forma mão-de-obra qualificada”, ressalta a analista.

Para mais informações, consulte o edital.