Em 3 de junho, foi realizado o primeiro encontro entre a Finep e o CDTI — Centro para o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação da Espanha. As duas instituições buscam reforçar a aliança histórica entre si, além de promover a integração entre as equipes de cooperação internacional das Agências e incentivar a aproximação entre empresas e instituições científicas e tecnológicas (ICTs) de ambos os países. O foco do evento foi a troca de experiências e o matchmaking, com ênfase no tema “alimentos de maior qualidade e valor agregado”. A reunião foi realizada na sede da financiadora, no Rio de Janeiro, e contou com diversos representantes de empresas nacionais, além da delegação internacional.
O diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Carlos Aragão, representou a financiadora durante a abertura do evento. Aragão destacou os modelos de financiamento da Finep, as principais entidades fomentadoras do ecossistema de CT&I no Brasil e o funcionamento do Sistema Nacional de Inovação. "Para que a inovação e o investimento em ciência possam progredir, precisamos ter marcos legais importantes. A Lei do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é um bom exemplo desse apoio que necessitamos e conquistamos.", ressaltou Aragão.
José Moisés Martín Carretero, presidente do CDTI, traçou um paralelo entre os ecossistemas brasileiro e espanhol de fomento a PD&I e apresentou alguns dos próximos objetivos da empresa. “Temos instrumentos de financiamento muito semelhantes aos do Brasil, e há grande interesse em ampliar a cooperação bilateral além da Rede Eureka”, afirmou José Carretero. “Há interesse em utilizar esse modelo de tecnologias prioritárias, que nesta edição teve foco em alimentos, mas nossa intenção é expandir o debate para outros setores estratégicos”, concluiu.
Participaram, ainda, do evento, representantes das empresas ABAG, ABIA, Anprotec, SPVentures, entre outras.
Sobre a CDTI
O Centro para o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação (CDTI) é uma entidade pública empresarial (E.P.E.) vinculada ao Ministério da Ciência, Inovação e Universidades da Espanha. Sua principal missão é promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico nas empresas espanholas, por meio da criação de programas e instrumentos específicos, além da gestão de solicitações de apoio e financiamento a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D+I), tanto no âmbito nacional quanto internacional.
Entre suas atividades estão a avaliação técnico-econômica e a concessão de auxílio público, por meio de subsídios ou empréstimos com parcelas não reembolsáveis, destinados a projetos de inovação tecnológica desenvolvidos por empresas espanholas.