Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Mineradora Xilolite inaugura forno de calcinação, com apoio da Finep
fechar
Compartilhar

 xilolite novidades forno


A Xilolite, mineradora localizada em Brumado, Bahia, inaugurou um forno de calcinação de minério de magnésio, projeto que conta com apoio da Finep de cerca de R$ 6,5 milhões, captado por meio do agente credenciado no Programa Inovacred – Desenbahia, Agência de Fomento do Estado da Bahia. Com o equipamento em operação, a empresa levará ao mercado uma produção de óxido de magnésio com altos teores de pureza.

Com o objetivo de oferecer uma nova opção de compra de óxido de magnésio para as empresas de segmentos diversos, como siderurgia, fertilizantes, ração animal, indústria química, a empresa investiu no modelo de forno Multiple Hearth Furnace (MHF), que consome menos combustível, permitindo a comercialização de um produto com preço altamente competitivo no mercado.

Os minérios da produção da Xilolite – talco, óxido de magnésio e magnesita crua – têm aplicações intensas e diversas na indústria. O talco é usado na produção de celulose, cosméticos, plásticos, alimentos, tintas, entre outros. O óxido de magnésio é matéria-prima de fertilizantes, nutrição animal, abrasivos e é essencial no tratamento de água. E a magnesita crua está presente na indústria química em geral, especialmente na siderurgia e cerâmica.

"Tínhamos uma grande quantidade de matéria-prima utilizada na fabricação do talco que ficava sem função específica. Analisando o potencial de mercado, decidimos investir na construção do forno de calcinação e oferecer às empresas um produto com preço competitivo e de alta qualidade", afirma João Alfredo Camargo, diretor-presidente da mineradora.

A Xilolite é uma empresa brasileira, com 47 anos de existência. Atualmente, a empresa detém 95% do mercado brasileiro de matéria-prima para celulose e foi pioneira no Brasil na utilização da flotação para purificação do talco, com capacidade de micronização e compactação.

 

 

Rio de Janeiro

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.

São Paulo

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 510 - 9º andar - Itaim Bibi
CEP: 04543-000  - São Paulo - SP

Brasília

SHIS QI 1 - Conjunto B - Bloco D - 1º Subsolo.
Ed. Santos Dumont - Lago Sul
CEP: 71605-190 - Brasília - DF

Fortaleza 

Av. Dom Luis, 807-20º e 21º pavimento
Meireles, CEP 60160-230 - Fortaleza - CE