Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep e BID promovem workshop sobre agências de inovação
fechar
Compartilhar

 EventoFinepBID

 

Acontece nos dias 06 e 07 de julho o workshop "Agências de Inovação: O Caminho Adiante", promovido pela Finep e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Rio de Janeiro, cujo objetivo é discutir oportunidades de colaboração institucional entre agências da América Latina e os caminhos necessários para implementar políticas de inovação nos países da região. Confira a programação completa.

Estarão presentes ao encontro, além da Finep e do BID, representantes das seguintes agências de Inovação: ANII, Uruguai; ANPCYT, Argentina; Corfo, Chile; Conacyt, México; Innpulsa e Ruta N, Colômbia; Innóvate Perú, Peru; Senacyt, Panamá; Cainco, Bolívia; CDTI, Espanha; Innovate UK e Nesta, Reino Unido; University of Toronto e Irap-NRC, Canadá; Tekes, Finlândia e ANI, Portugal, e profissionais com experiência em empreendedorismo e inovação.

As discussões acontecem com base nos resultados do estudo comparativo homônimo "Agências de Inovação: O Caminho Adiante", realizado pelo BID, e que será lançado em breve. O seminário pretende destacar aspectos e resultados importantes das agências avaliadas, de forma a absorver o aprendizado adquirido e identificar oportunidades de colaboração institucional.

Temas como o acompanhamento dos assessores técnicos, o uso de instrumentos estratégicos para a diversificação produtiva, a promoção da inovação e o empreendedorismo de forma descentralizada, o uso de instrumentos reembolsáveis e a cooperação entre empresas e os centros de P&D fazem parte da discussão. Outra proposta do workshop é incentivar os participantes a criar uma rede regional de agências de inovação na América Latina e no Caribe.

No mundo atual, não apenas a ciência, mas também o desenvolvimento tecnológico está cada vez mais internacionalizado, com ICTs e empresas atuando em conjunto para o enfrentamento de desafios comuns. Dessa forma, somam-se competências, diminuem-se custos com ganho de tempo. Como consequência, as agências que apoiam CT&I também devem se preparar para atuar coordenadamente em torno de iniciativas de interesse comum.

O workshop, portanto, será uma oportunidade para debater e difundir boas práticas de implementação de políticas de inovação e entender os obstáculos que ainda impedem a focalização, autonomia e coordenação com os atores desse ecossistema.

O evento é aberto à imprensa. Os jornalistas interessados em acompanhar a discussão e solicitar entrevistas antecipadas devem se registrar pelo e-mail eventobidfinep@alvoeventos.com.br.

O que: Workshop Agências Latino-Americanas de Inovação
Quando: 06 de julho e 07 de julho das 09h às 18h
Onde: 06 de julho – Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1) / 07 de julho – Sede da Finep (Av. Chile, 330, Torre Oeste, 10º andar)
Confira a programação.

Contatos de imprensa:

Finep
Márcia Telles/Fábio Torres
(21) 2555-0299
imprensa@finep.gov.br

BID
Renata Bennet
(61) 3317-4110
renatab@iadb.org