Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep apresenta linhas de crédito a médias-grandes e grandes empresas no dia 28/03, em São Paulo
fechar
Compartilhar

Recursos

A Finep realiza, no dia 28 de março, dois eventos em São Paulo (SP) com o objetivo de divulgar suas linhas de crédito a médias-grandes e grandes empresas vinculadas a três associações setoriais: Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). Embora seja destinado a esses segmentos, os encontros também são franqueados a empresários de outras áreas.

“Nosso objetivo é não só ampliar a carteira de clientes da Finep, mas também mostrar a alguns players da indústria a importância da inovação para seus negócios”, explica Maurício Syrio, superintendente da Área de Inovação em Indústria, Engenharia e Serviços da Finep. As iniciativas ainda contam com o apoio da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) e da BM&F BOVESPA.

Dentro de um contexto global de Indústria 4.0 – personalização de produtos, comunicação máquina-máquina, sistemas de automação associados a sistemas ciberfísicos –, investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P,D&I) no setor de máquinas e equipamentos são cada vez mais necessários. É o que assegura João Alfredo Saraiva Delgado, diretor executivo de Tecnologia da Abimaq e presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos (IPDMAQ). “Precisamos enxergar sempre à frente para entregar a tecnologia apropriada às demais áreas. Nossos dispositivos permitem que todos os ramos da indústria inovem, do vestuário à indústria química”.

Para Anderson Jorge de Souza Filho, diretor executivo da Abinee, o fomento à inovação no setor elétrico e eletrônico também tem efeito indutor em outros setores da economia, sobretudo nas indústrias de alta intensidade de capital e bens de consumo. “A tecnologia aplicada nos produtos, equipamentos e soluções demandados por estes clientes é desenvolvida, direta e indiretamente, por nós”, afirma o diretor.

Na avaliação de Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente executivo da ABM, o momento econômico pelo qual o Brasil passa, no entanto, requer ajustes no orçamento das empresas, impactando suas atividades de P,D&I. “Por isso, a disponibilidade de linhas de crédito para essas ações é sempre algo bem-vindo. O encontro mostrará atalhos às empresas que buscam recursos para suas pesquisas”, destaca Filho.

Os dois eventos terão o mesmo formato. Na primeira parte, as instituições apoiadoras – Abinee, Abimaq e ABM – irão expor suas ações mais recentes no campo da inovação. Em seguida, a financiadora apresentará suas linhas de crédito: Inovação pioneira, Inovação para competitividade, Inovação para desempenho e Pré-investimento. Os empresários terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre o funcionamento dos programas, itens financiáveis, condições de financiamento e formulário de submissão de projetos (Finep Inovação), entre outros pontos.

 

Confira abaixo a programação de cada evento:

28 de março – 09h30 às 12h30 – Financiamento Reembolsável para a Inovação: Linhas de Crédito da Finep para Médias-Grandes e Grandes Empresas 

28 de março – 14h30 às 18h – Financiamento Reembolsável para a Inovação: Linhas de Crédito da Finep para Médias-Grandes e Grandes Empresas