Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Veja projetos pré-selecionados na chamada conjunta Finep/Conselho Norueguês de Pesquisa
fechar
Compartilhar

 petroleo

 

A Finep apresenta o resultado preliminar dos projetos passíveis de apoio no âmbito da chamada pública conjunta com o Conselho Norueguês de Pesquisa (RCN). O edital é destinado a projetos de cooperação entre empresas e instituições do Brasil e da Noruega, prioritariamente de pequeno e médio porte, para desenvolvimento de tecnologias voltadas a atender às demandas da indústria de petróleo e gás.

Foram pré-selecionados cinco projetos das 16 propostas encaminhadas na segunda etapa do edital, contemplando todas as linhas temáticas oferecidas para apoio:

• Tecnologias Submarinas;
• Recuperação Avançada de Petróleo;
• Tecnologias Ambientais.

Os resultados dos projetos deverão promover o aprendizado e a transferência de tecnologia entre as empresas dos dois países. A Finep apoiará as empresas brasileiras, enquanto as norueguesas receberão apoio do RCN .

O RCN dará aporte sob a forma de recursos não reembolsáveis, no montante de NOK 10 milhões (hoje, cerca de R$ 3,8 milhões). Já a Finep, sob a forma de subvenção econômica, vai destinar montante total de R$ 5 milhões. O edital é a primeira cooperação internacional da financiadora a contar com essa modalidade.

A parceria com o Research Council of Norway para apoio a projetos a serem desenvolvidos por empresas brasileiras e norueguesas deverá trazer importantes benefícios para a nossa indústria.  A Noruega, com a exploração de petróleo no Mar do Norte, construiu uma indústria de ponta e uma cadeia de fornecedores altamente competitiva.

A troca de experiências entre as empresas brasileiras e norueguesas deverá permitir ao Brasil dar um salto tecnológico e construir uma indústria ainda mais inovadora, diversificada e internacionalmente competitiva.