Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Wanderley de Souza participa da abertura do VI Fórum Brasil-Coreia e inaugura Unitec III
fechar
Compartilhar

 2016 UNITECIII forum br kr 1

Fábio Branco, o governador Ivo Sartori (RS), Wanderley de Souza, Marcelo Aquino e Lee Jeong-Jwan / Foto: Rodrigo W. Blum/Unisinos

 

O professor Wanderley de Souza, presidente da Finep, participou, no dia 24/08, da solenidade de abertura do VI Fórum Internacional Brasil-Coreia do Sul em Ciência, Tecnologia e Inovação, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. O evento projeta discussões e entregas concretas sobre ciência, tecnologia e inovação em universidades brasileiras e sul-coreanas, além de discutir casos de inovação e aplicação de novas tecnologias nas indústrias de ambos os países. Este ano, o tema do encontro foi "Tecnologias avançadas para o amanhã".

A abertura do Fórum também contou com as presenças do reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, do governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori, do embaixador da República da Coreia do Sul no Brasil, Lee Jeong-Jwan, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Fábio Oliveira Branco, da diretora-presidente do Badesul, Susana Kakuta, banco responsável por viabilizar o Programa Inovacred da Finep na região Sul, além de vários pesquisadores e autoridades.

Wanderley de Souza aproveitou a ocasião para visitar instalações da universidade e participar da cerimônia de inauguração do terceiro prédio da Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos (Unitec), no Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos), que contou com apoio da Finep. “Tudo o que se refere à construção de laboratórios em universidades e compra de equipamentos é foco da Finep. O Rio Grande do Sul está entre os três estados brasileiros que mais usam a financiadora para inovação e tecnologia”, lembrou o presidente. O espaço de 2720 m² pode abrigar 20 empresas que querem desenvolver projetos de pesquisa para novos produtos.

A primeira empresa a formalizar sua instalação na Unitec III foi a Device. A assinatura do contrato aconteceu durante a cerimônia de abertura do evento. “É uma honra participar deste momento”, afirmou um dos diretores da empresa, Luciano Weber.

Autoridades destacam importância da parceria pela inovação entre Brasil e Coreia 

“O Fórum Brasil-Coreia já se tornou um evento tradicional, graças ao esforço da Unisinos”, afirmou o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Jeong-gwan Lee. Ele ainda acrescentou que o mesmo sentimento que teve ao ver as Olimpíadas no Brasil teria ao ver na Coreia. “Com esse sentimento, barreiras como a distância, deixam de ser um problema. Que todos nós sejamos pontes na relação entre a Coreia e o Brasil”, finalizou.

O reitor, padre Marcelo, primeiramente, fez um breve discurso em inglês e, em seguida, saudou a todos em português. “A Unisinos abre portas para inovação. Eu espero que a gente possa ir adiante com essa parceria. O nosso Fórum mostra que há um Brasil que dá certo”, destacou.

Quem encerrou as falas foi o governador do RS, José Ivo Sartori. “O Fórum é uma oportunidade real de intercâmbio de conhecimento. A circulação de ideias a serviço do coletivo deve ser vista como uma forma de tornar a sociedade mais protagonista”, finalizou. Após o momento de abertura no Auditório da Unitec, o público foi convidado a conhecer o novo prédio, onde houve o descerramento da fita. Em seguida aconteceu uma visita à Unitec III, que foi finalizada com um coquetel.

Veja mais informações sobre o fórum.

Com assessoria da Unisinos