Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente da Finep realiza reunião na UFRR
fechar
Compartilhar

 UFRR

 

Cumprindo o compromisso de estreitar laços e ouvir as demandas das universidades públicas de todo o país, o presidente da Finep, Wanderley de Souza, reuniu-se com pró-reitores e pesquisadores da Universidade Federal de Roraima (UFRR), do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e da Universidade Estadual de Roraima (UERR) no Salão Nobre da Reitoria da UFRR, na quinta-feira (23).

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRR, Fabiana Granja, a visita poderá incentivar os pesquisadores locais a buscarem mais financiamentos. “Hoje, a Finep trabalha com financiamentos a centros multiusuários, que dependem muito da universidade prestando serviço para a comunidade. Portanto, o presidente veio estimular esses pesquisadores a procurarem o financiamento externo para trabalhar em conjunto”, destacou.

Conforme assegura a legislação, trinta por cento dos recursos da Finep devem ser reservados para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. No entanto, a distribuição desses recursos entre os estados ainda privilegia o Amazonas e o Pará. Eles receberam, respectivamente, 45,08% e 33,52% do montante destinado a projetos não reembolsáveis para universidades e ICTs no período de 2002 a 2016. Roraima ficou com 4,88%.

Um dos motivos para o menor financiamento tem a ver com falta de um Parque Tecnológico no estado. A ausência de uma fundação de fomento à ciência, tecnologia e inovação em Roraima também dificultaria o financiamento para as universidades locais. Durante o encontro, Wanderley de Souza destacou que a Finep tem interesse que sejam implantados Parques Tecnológicos em todos os estados brasileiros. O presidente da Finep ressaltou ainda que os novos editais que estavam parados por conta do contingenciamento enfrentado pela empresa em 2014 e 2015 foram relançados este ano.

Além da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRR, Fabiana Granja, participaram do encontro os reitores da UFRR e do IFRR, Jefferson Fernandes do Nascimento e Ademar de Araújo Filho, respectivamente; o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa-RR, Aloísio Alcantara Vilarinho; a pró-reitora de Ensino e Graduação da UFRR, Lucianne Vilarinho; os pró-reitores de Extensão e Assuntos Estudantis e de Gestão de Pessoas da UFRR, Vladimir de Souza e Carlos Cirino, respectivamente; o pró-reitor de Pós-Graduação e Inovação Tecnológica do IFRR, Jaci Lima da Silva; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UERR, Carlos Borges; além de coordenadores e pesquisadores da UFRR.

Fonte: Universidade Federal de Roraima