Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Chamada do Programa iTec 2016 está aberta até 27/5
fechar
Compartilhar

 encontro iTec

Encontro iTec 2015

O Programa iTec acaba de lançar uma nova chamada para 2016. O objetivo da iniciativa é aproximar, por meio do uso contínuo e constante da Plataforma iTec, empresas e parceiros com conhecimento de fronteira para aumentar a geração de negócios tecnológicos e a competitividade. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de maio. A seleção será divulgada no dia 1º de junho. Podem participar empresas e instituições de qualquer porte, com interesse e capacidade financeira para realizar parcerias tecnológicas.

As empresas selecionadas receberão suporte da equipe iTec nas fases de identificação, preparação e submissão de desafios tecnológicos na Plataforma. Serão selecionadas as seis organizações que tiverem melhor avaliação nos seguintes critérios: histórico de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I); experiência com parcerias; capacidade de investimento em projetos de parceria; e aderência dos desafios tecnológicos da organização ao conceito da Plataforma.

Na primeira chamada, em 2015, empresas como Embraer, Vale, Bosch, AES Brasil, Pirelli, Nestlé, Natura e Votorantim receberam suporte do Programa e fizeram negócios e parcerias estratégicas a partir da plataforma digital. A Bosch foi uma das primeiras a utilizar os serviços. Um dos desafios postados pela empresa envolveu a redução do consumo de água em processos galvânicos. “Para nós, foi uma experiência muito interessante, com grandes aprendizados. Conseguimos postar uma quantidade satisfatória de desafios na Plataforma iTec e já estamos colhendo bons frutos”, disse o engenheiro de tecnologia e inovação da Bosch, José Velloso.

Programa iTec

Lançada em 2015, a iTec é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), do MCTI, que visa ao desenvolvimento da inovação aberta com transferência de tecnologia entre as instituições de pesquisa e os setores empresariais. Trata-se de uma plataforma aberta, de negócios tecnológicos, que promove encontros entre empresas que lançam desafios tecnológicos para atender às suas necessidades e empresas/organizações que possam dispor de soluções para esses desafios. A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e a PUC-RIO são parceiras de execução do Programa.

As estratégias do Programa são orientadas pelo seu Comitê Técnico, composto pelas seguintes organizações: MCTI, Anpei, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Senai, Sebrae, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (​Anprotec), Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (​Fortec), BNDES e Finep. São parceiros da iniciativa: Unesco Brasil, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Embrapa, Embrapii, INPI e CNPq.

Em seu primeiro ano de vigência, 30 empresas utilizaram a plataforma digital para postar cerca de 90 desafios. Nesse período, 450 soluções foram inseridas por 187 empresas de todos os portes, universidades, institutos de pesquisa e startups. Além disso, foram contabilizadas cerca de 500 notificações, que são encontros virtuais entre desafios e soluções.

Visite o site da Plataforma iTec, conheça os desafios postados e saiba como utilizar o serviço para auxiliar a inovação aberta.