Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep e CDTI lançam edital conjunto para empresa brasileiras e espanholas
fechar
Compartilhar
 
Brasil e Espanha Edital
 
Acaba de ser lançado o primeiro edital conjunto da Finep e do Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) - órgão do governo espanhol - para financiar projetos de inovação tecnológica entre empresas do Brasil e da Espanha. A chamada pública, voltada para projetos cooperativos em P, D & I industrial, tem como principal objetivo apoiar empresas brasileiras e espanholas no desenvolvimento de projetos para impulsionar a inovação de seus produtos, visando o mercado mundial.

O edital tem duas fases: a primeira irá até 30 de junho de 2016 e consiste no envio das propostas. Depois de uma avaliação conjunta, as empresas líderes selecionadas de cada país devem apresentar seu pedido de financiamento para a respectiva agência.

Na segunda fase, Finep e CDTI avaliarão separadamente os projetos recebidos, de acordo com os critérios utilizados usualmente por cada agência, incluindo suas próprias políticas operacionais e respectivas leis e regulamentos nacionais. As propostas devem ser enviadas em português e em inglês para a Finep, e em espanhol e em inglês para o CTDI. Para participar, as empresas precisam cumprir requisitos como: dentre os participantes, deve haver pelo menos uma empresa brasileira e uma espanhola; a solução proposta pelo projeto deve ser altamente inovadora e demonstrar um potencial significativo de aplicação comercial; é necessária a contribuição e participação mínima de 30% por cada participante dos países.

O edital está aberto a projetos de todos os setores de atividades econômicas e qualquer tecnologia de base. A seleção das propostas levará em consideração algumas características, como desenvolvimento de tecnologia inovadora em escala piloto ou protótipo; produção de conhecimento aplicado a uma solução tecnológica, cujo desenvolvimento alcance uma escala de laboratório; desenvolvimento tecnológico de um processo inovador com perspectivas de mercado a partir de uma atividade de investigação industrial. Leia mais detalhes na matéria de cobertura do lançamento do acordo, em outubro passado.