Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Global Tecnopuc, o novo ambiente da inovação no Sul do País
fechar
Compartilhar

 Global Tecnopuc

Global Tecnopuc será inaugurado no dia 1º de outubro (Foto: Camila Cunha/ASCOM PUCRS)

Com quatro mil m² destinados a compartilhamento, coworking e inovação aberta, será inaugurado, na próxima quinta-feira, 1º de outubro, o mais novo prédio do Tecnopuc, o Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Diferentemente dos outros prédios do Parque, o Global Tecnopuc não será ocupado fixamente por empresas, mas receberá projetos temporários desenvolvidos em parceria por diversos atores da inovação presentes no local: empresários de players mundiais, professores e alunos. A construção do moderno edifício, orçado em R$ 17 milhões, contou com recursos da Finep, PUCRS e HP.

O Global Tecnopuc é composto por duas torres de quatro andares cada, interligadas por uma barra de 300 m². No local, será instalado o coworking, um conceito de trabalho no qual são compartilhados espaços e recursos de escritório entre profissionais de diferentes organizações. O objetivo é que o prédio, todo envidraçado, conecte ideias e ações inovadoras, integrando em rede iniciativas para diferentes públicos. Para isso, além do Laboratório de Criatividade HP-PUCRS, que será ampliado e transferido para o local, os usuários do Global Tecnopuc contarão com infraestrutura de salas de aula, áreas de convivência internas e externas, e um auditório com capacidade para 120 pessoas.

Para utilizar o novo espaço, as empresas precisam ter algum vínculo com o Parque. Empresas externas só poderão utilizá-lo caso formem parcerias com outras já instaladas no Tecnopuc. Alunos de Graduação e Pós-Graduação da universidade também poderão desfrutar do novo ambiente – atualmente, a PUCRS ocupa o primeiro lugar do ranking nacional dos grupos de pesquisa nas instituições particulares, do CNPq.

As atividades desenvolvidas no espaço serão gerenciadas pelo Tecnopuc, em conexão com outros setores da universidade. Os projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), por exemplo, serão gerenciados com a Agência de Gestão Tecnológica. As atividades acadêmicas, com a Pró-Reitoria Acadêmica. “As atividades funcionarão na lógica de projetos: com início e fim, serão temporárias, direcionadas pela lógica que rege o Global: criatividade, internacionalização, networking e coworking”, ressalta a diretora de Inovação da PUCRS, Gabriela Cardozo Ferreira.


Tecnopuc
Criado há 12 anos, o Tecnopuc é um dos Parques Tecnológicos mais bem-sucedidos do País. O complexo, que conta com mais de 20 prédios, recebeu duas vezes (2004 e 2009) o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Anprotec e pelo Sebrae, na categoria Melhor Parque Tecnológico.

Por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo, o Tecnopuc estimula ações voltadas para P&D. Instaladas nos dois pólos do Parque, situados em Porto Alegre (RS) e Viamão (RS), há 73 empresas nacionais e internacionais das áreas de tecnologia da informação e comunicação, biotecnologia, ciências da saúde, energia e meio ambiente. Além dessas empresas, há, ainda, outras 26 inseridas na Incubadora Raiar, a maior da universidade; 10 entidades de classe e 15 estruturas de pesquisa da PUCRS. O complexo emprega atualmente 6.500 pessoas, em postos de trabalho de alto valor tecnológico. Dentro de uma empresa incubada na Raiar, por exemplo, foi desenvolvida a primeira impressora 3D brasileira.

O Tecnopuc integra a InovaPUCRS - Rede de Inovação e Empreendedorismo da PUCRS. Em 2007, a InovaPUCRS foi contemplada com o Prêmio Finep (etapa Sul) na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia. Em 2012, foi a vez da empresa Toth, instalada no Parque, vencer a etapa regional do Prêmio, na categoria Pequena Empresa.