Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente da Finep é homenageado nos 10 anos da Redecomep
fechar
Compartilhar

 Luis Fernandes 10 anos Redecomep Foto cedida

Presidente da Finep, Luis Fernandes (à dir.), ao lado de Nelson Simões, diretor-geral da RNP (Foto: Divulgação RNP)

O presidente da Finep, Luis Fernandes, foi homenageado nesta segunda-feira, 24/8, durante o evento de comemoração do aniversário de 10 anos da Redecomep. "Estou muito orgulhoso de ter participado deste projeto estruturante para o Brasil, que materializa a cooperação junto ao desenvolvimento do País", destacou Fernandes. A Redecomep é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e que conta com o apoio da Finep. Tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas brasileiras com alta densidade de instituições de ensino e pesquisa.

O modelo adotado pela Redecomep se baseia na implantação de uma infraestrutura de fibras ópticas voltada para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes para autossustentação. "A experiência que tive com a RedeRio, pela Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro), me fez enxergar na Redecomep um projeto com potencial", disse o presidente da Finep, que já foi diretor Científico da fundação entre 1999 e 2002. A Faperj foi pioneira no estado com a criação de uma rede acadêmica e governamental.

O diferencial da Redecomep é a possiblidade de utilização de serviços avançados de comunicação e colaboração com custos reduzidos. As redes já implantadas possuem mais de 400 instituições consorciadas e mais de 60 organizações parceiras. A cobertura total do conjunto das redes já ultrapassa a marca de dois mil quilômetros. Atualmente, estão implantadas 41 redes ópticas, grande parte em operação integral, incluindo 24 redes nas capitais e 17 redes em outras regiões metropolitanas em seis estados, todas com conexões de pelo menos 1 giga.

Sobre a RNP
Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP é uma Organização Social ligada ao MCTI. O ministério é responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação dos ministérios da Educação, da Saúde e da Cultura. A RNP mantém a Ipê, rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho, que conta com pontos de presença em 27 unidades da federação e mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.