Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Ministro Aldo Rebelo inaugura ExpoT&C
fechar
Compartilhar

aldo e fernandes sbpc

Ministro Aldo Rebelo, do MCTI, e Luis Fernandes, presidente da Finep (ao centro, da esquerda para a direita), na inauguração do evento.

O Ministro da Ciência Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, inaugurou na tarde desta segunda-feira (13/07), a ExpoT&C, principal exposição do setor acadêmico que faz parte da 67ª Reunião da SBPC (Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência) no Campus da Universidade Federal de São Carlos, no estado de São Paulo.

Acompanhado do presidente da Finep, Luis Fernandes, Rebelo visitou os estandes do pavilhão do MCTI e ambos destacaram a criatividade do espaço conceitual da financiadora, que levou um cinema para o evento. Como o tema desta edição do evento é Luz, Ciência e Ação, a Finep criou uma sala de projeção para a apresentação de filmes que celebram a luz, entre eles um curta sobre o Sirius, nova fonte de luz do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, que figura como uma das mais avançados da América Latina.

"Nosso estande é o mais criativo e atrativo da feira e celebra a luz e sua importância para a ciência de uma forma diferente, com entretenimento e informação", afirmou Fernandes ao receber o ministro no espaço, onde assistiram à sessão inaugural do cinema seguido de um coffebreak.

Minutos antes da inauguração, o ministro participou de uma aula magna onde citou a Finep como uma das principais instituições de fomento à inovação e afirmou que a Financiadora, junto com o CNPq participam do esforço do país para se emancipar no setor de ciência e inovação: "O Brasil precisa de independência científica para que possa resolver os problemas graves e crônicos de nossa sociedade", disse.

O estande da Finep funcionará até o dia 18/07, com sessões de curtas às 11h, meio-dia, 14h e 15h. Os longas serão apresentados na última sessão, às 16h. Entre os filmes, os destaques são os documentários, “Pina” (14 e 16/07) e “Sal da Terra” (13 e 17/07), ambos do diretor alemão Wim Wenders. O longa argentino “Medianeras” será apresentado no dia 15 e no encerramento no dia 18/07.