Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Voo inaugural do primeiro avião elétrico da América Latina é bem-sucedido
fechar
Compartilhar

Avião elétrico Itaipu/ACS

 Aeronave levantou voo pela primeira vez no aeroporto de Iataipu / Foto: Divulgação Itaipu

Um sucesso. Foi assim que a usina hidrelétrica Itaipu Binacional e a empresa ACS Aviation, de São José dos Campos (SP), definiram o voo inaugural do primeiro avião elétrico tripulado da América Latina. A apresentação oficial da aeronave, modelo Sora-e, foi realizada nesta terça-feira, 23/6, no aeroporto de Itaipu, localizado na margem paraguaia da usina, no município de Hernandarias.

Fruto de parceria entre a Itaipu e a ACS, o avião recebeu R$ 500 mil da Finep para o desenvolvimento de seu sistema elétrico. O modelo possui dois lugares e foi fabricado com estrutura de fibra de carbono, além de ser equipado com dois propulsores Enrax, de 35 kW cada um, e seis packs de baterias de lítio íon polímero, totalizando 400 volts. O Sora-e tem autonomia de uma hora e meia de voo, com velocidade de cruzeiro de 190 km/h e velocidade máxima de 340 km/h.

Um dos objetivos do projeto, que teve até agora investimento total de R$ 900 mil e foi desenvolvido dentro Programa Veículo Elétrico da usina, é aprofundar os estudos sobre materiais compostos usados no setor aeronáutico, considerados fundamentais para a redução do peso dos veículos elétricos.

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.