Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Plano de fomento estruturado potencializa resultados do Inovacred
fechar
Compartilhar

Inovacrednovo

 

No final de 2012, a Finep criou o Inovacred, programa de financiamento descentralizado voltado para micro, pequenas e médias empresas. Desde então, a iniciativa se consolidou por meio do apoio de agentes financeiros parceiros. No último semestre a agência deu um passo a frente para tornar o programa ainda mais robusto: lançou um plano de fomento estruturado a fim de potencializar os resultados do Inovacred.

Trata-se de uma agenda institucional elaborada para identificar empresas com o perfil atendido pelo programa. Dentro deste plano, uma das iniciativas previstas é o encontro entre representantes da Finep e fornecedores da Natura, que acontecerá no dia 29/04, na sede da Natura, em São Paulo. O objetivo é apresentar o Inovacred às fornecedoras estratégicas para o desenvolvimento da inovação em São Paulo. A Desenvolve SP, parceira da agência no estado, estará presente na ocasião.

O caso da Natura, que mediará o encontro, é uma amostra da dinâmica que a Finep implementou com a sua cadeia de grandes clientes. Além de incentivar as pequenas e médias empresas fornecedoras, o diálogo com as contratantes garante que o círculo de inovação se conclua. “Esse é o grande problema da inovação no País”, explica Marcelo Camargo, gerente do Departamento de Produtos Financeiros Descentralizados da Finep. “Não basta ter um bom desenvolvimento de papers. Para completar o círculo de inovação é fundamental que a partir das pesquisas se desenvolvam produtos que suprirão demandas existentes no mercado”, observa Camargo.

Até agora a estratégia tem dado resultado. Atualmente o Inovacred conta com 83 operações, número quase quatro vezes maior do que o total de março de 2014, quando contabilizava 23 operações. O crescimento expressivo é reflexo do conjunto de ações que a empresa vem realizando e, se depender do corpo funcional da agência, as estatísticas devem continuar progredindo.

 

EMBRAPII

Outra medida adotada pelo plano é uma parceria com a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). A organização foi idealizada para incentivar instituições de pesquisa científica a inovar com vigorosa intensidade tecnológica. Nesta esfera de financiamento, a Emprapii repassa recursos, mas exige uma contrapartida financeira dos centros de pesquisa. Por meio do Inovacred a Finep auxilia esses Centros a garantirem os meios necessários para estabelecer a associação com a EMBRAPII. Ao assumir este papel a agência impulsiona o desenvolvimento tecnológico nacional, uma etapa fundamental para o crescimento das vantagens competitivas do País frente à concorrência mundial.