Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Década de 1960
fechar

A Finep

Em 31 de julho de 1969, através do Decreto-Lei 0719, é criado o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, no âmbito do Ministério do Planejamento, com a finalidade de dar apoio financeiro aos programas e projetos prioritários de desenvolvimento científico e tecnológico, notadamente para implantação do Plano Básico de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - PBDCT.

Em 24 de julho de 1967, através do Decreto-Lei 61056 é criada a Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, como Empresa Pública vinculada ao Ministério do Planejamento.

A Finep sucede “O Finep” nas suas atribuições e capital. Dentre outras instituições, o Ministério do Planejamento, o então BNDE e o Banco Central fazem parte do Conselho Diretor da Finep.

Em 25 de fevereiro é editado o Decreto-Lei 200, que trata da Reforma do Estado, instituindo a figura da Empresa Pública.

Em 8 de março de 1965, através do Decreto Nº 55.820, assinado por Humberto de Alencar Castello Branco, Otávio Gouveia de Bulhões e Roberto de Oliveira Campos, é criado o “Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas - Finep”. O Finep, que é contábil e operado pelo então BNDE, é destinado a financiar os estudos e programas necessários à definição dos projetos de modernização e industrialização e conta com recursos do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento e da USAID, United States Agency for International Development.
 

Presidentes da Finep

Francisco Manoel de Mello Franco

Joaquim de Carvalho (Secretário Geral)

(1967)

 

Presidentes da República

Emilio G. Medici (1969/74)

Costa e Silva (1967/69)

Castelo Branco (1964/67)