Já está no ar, no site da Finep, a versão em português da quarta edição do Manual de Oslo, principal referência internacional para coleta e interpretação de dados sobre inovação. Intitulada Diretrizes para Coleta, Relatório e Uso de Dados sobre Inovação, a tradução foi produzida pela Finep em parceria com a Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SP.
A primeira edição do Manual foi produzida em 1990, na cidade de Oslo, onde ocorreu a conferência da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, ocasião em que o manual foi introduzido. Sua primeira versão em português foi também realizada pela Finep, em 2004.
O documento tem como objetivo padronizar conceitos, metodologias e construção de estatísticas e indicadores de P&D de países industrializados.
Desde então, pesquisas sobre inovação foram realizadas em mais de 80 países, tendo como base conceitual esse manual, o que evidencia a sua relevância e impacto.
A quarta edição é resultado de um trabalho de três anos de revisão e atualização, do qual participaram mais de 120 especialistas de, aproximadamente, 45 países e organizações internacionais, o que transforma o documento em um marco na evolução dos estudos sobre inovação e a principal referência conceitual e metodológica no campo.
Agora disponível em português, a edição atualizada reflete as transformações ocorridas nas últimas duas décadas no panorama da inovação, abrangendo não apenas avanços tecnológicos, mas também aspectos organizacionais, sociais e de mercado.
Conheça a íntegra do Manual de Oslo — Diretrizes para coleta, relatório e uso de dados sobre Inovação, relatório e uso de dados sobre Inovação no site da Finep.