A Finep assinou Protocolo de Intenções que formaliza uma articulação inédita entre o Governo Federal (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos), o município do Rio de Janeiro, o BNDES, a FINEP e a Eletrobrás com o objetivo de implementar o Rio AI City. Confira matéria do Valor Econômico sobre o tema.
O projeto transformará o Rio de Janeiro no maior hub de data centers da América Latina e em um dos dez maiores do mundo. Evento ocorreu em 1/7 na sede do BNDES, com a presença das ministras Luciana Santos (MCTI) e Esther Dweck (MGI), do presidente da Finep, Luiz Antonio Elias, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do diretor do BNDES Nelson Barbosa, dentre outras autoridades.
Planejado para a região do Parque Olímpico, o projeto prevê a construção de um campus de inteligência artificial de última geração, com capacidade inicial de 1,8 gigawatts até 2027 e expansão para 3 gigawatts até 2032, totalmente abastecido por energia limpa e com fornecimento ilimitado de água. Será uma infraestrutura inédita, desenhada para redefinir os padrões globais de tecnologia sustentável.
“Estamos falando de uma iniciativa estratégica, com alto potencial de impacto econômico e cientifico e tecnológico, que propõe transformar o Rio de Janeiro em um grande polo latino-americano de inteligência artificial, data centers e inovação digital”, disse Luiz Antonio Elias, presidente da Finep. Confira discurso completo do dirigente.