Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep assina protocolo para arranjo governamental inédito que vai impulsionar o Rio de Janeiro como hub de IA
fechar
Compartilhar

 rioalcity

A Finep assinou Protocolo de Intenções que formaliza uma articulação inédita entre o Governo Federal (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos), o município do Rio de Janeiro, o BNDES, a FINEP e a Eletrobrás com o objetivo de implementar o Rio AI City. Confira matéria do Valor Econômico sobre o tema.

 O projeto transformará o Rio de Janeiro no maior hub de data centers da América Latina e em um dos dez maiores do mundo. Evento ocorreu em 1/7 na sede do BNDES, com a presença das ministras Luciana Santos (MCTI) e Esther Dweck (MGI), do presidente da Finep, Luiz Antonio Elias, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do diretor do BNDES Nelson Barbosa, dentre outras autoridades.

Planejado para a região do Parque Olímpico, o projeto prevê a construção de um campus de inteligência artificial de última geração, com capacidade inicial de 1,8 gigawatts até 2027 e expansão para 3 gigawatts até 2032, totalmente abastecido por energia limpa e com fornecimento ilimitado de água. Será uma infraestrutura inédita, desenhada para redefinir os padrões globais de tecnologia sustentável.

rioalcity2

“Estamos falando de uma iniciativa estratégica, com alto potencial de impacto econômico e cientifico e tecnológico, que propõe transformar o Rio de Janeiro em um grande polo latino-americano de inteligência artificial, data centers e inovação digital”, disse Luiz Antonio Elias, presidente da Finep. Confira discurso completo do dirigente.