Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Lançada a terceira rodada do programa Soluções de IA para o Poder Público. Vencedores da rodada anterior também foram conhecidos
fechar
Compartilhar

 IAsolucoes3arodada

Na segunda-feira 26/2, foi lançada - em evento na sede do MCTI - a terceira rodada do programa Soluções de IA para o Poder Público, que visa apoiar startups para o desenvolvimento de projetos que solucionem Desafios Tecnológicos de entidades públicas. Essas soluções devem ser baseadas em Inteligência Artificial e gerar impacto positivo sobre a qualidade e o custo dos serviços públicos prestados ao cidadão. Propostas devem ser enviadas até 11/4. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos, os secretários Rogério Mascarenhas e Renata Miranda (respectivamente, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Ministério da Agricultura e Pecuária) e Camila Medeiros (diretora de Inovação da ENAP) participaram do lançamento.

"Temos paixão pela visão de um Governo Federal presente, mas sempre com muita eficiência. A Inteligência Artificial traz o impacto de fazer nossas ações cada vez mais assertivas", disse a ministra.

Estão disponíveis R$ 24 milhões em recursos de subvenção econômica para o atendimento de nove desafios tecnológicos das seguintes instituições públicas: CVM; INSS; INMETRO; e Suframa. Conheça aqui um apanhado geral dos desafios propostos ou os conheça em detalhes.

"O impacto da combinação de IA com startups é o grande mote desse programa, orientado por missões bem definidas. O desenho do programa já faz dele um sucesso", afirmou o diretor Elias Ramos.

Empresas startups, com receita operacional bruta de até R$ 16 milhões - e até dez anos de fundação -, poderão se inscrever para a captação do dinheiro para o desenvolvimento de projetos que possam atender a tais desafios.

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Finep; Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; e ENAP.

eliaselucianaDiretor Elias Ramos e a ministra Luciana Santos

 

Resultados da segunda rodada

Durante o evento, também foram firmados os apoios às companhias vencedoras da 2ª Rodada do programa - lançada em agosto de 2023. A chamada previu 10 desafios tecnológicos das seguintes entidades públicas: Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPOA); Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA); Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Ao todo, na segunda rodada, foram encaminhadas 90 propostas por startups, que foram detalhadamente avaliadas por uma equipe da Finep, pela equipe das entidades públicas, além de oito consultores especialistas renomados em IA.

Após esse processo seletivo, nove startups foram aprovadas e, agora, desenvolverão seus projetos. Conheça aqui as empresas, valores e detalhes gerais dos desafios e projetos da segunda rodada.