Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep apoia projeto de robô autônomo que se locomove sem trilhos e contorna obstáculos e intempéries ambientais
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 robo Jaguar

A Finep apoiou, com recursos FNDCT de Subvenção Econômica, da ordem de R$ 1,5 milhão, projeto inovador que integra robótica com inteligência artificial. O robô Jaguar, desenvolvido pela empresa gaúcha Instor, busca otimizar o tempo de logística ao transportar volumes de itens diversos dentro do ambiente de trabalho.

Chamado inicialmente de THOR, Jaguar não é o primeiro robô utilizado em serviços logísticos no país. Miguel Serrano, CEO da Instor, esclarece que o diferencial do seu projeto é que trata-se de um AMR, do inglês Robô de Movimento Autônomo. Enquanto o modelo AVG, tradução para Veículos Guiados Automaticamente, precisa ser guiado por uma espécie de trilho, o Jaguar consegue se deslocar pelo espaço de forma independente.
 
Com o uso de inteligência artificial, o produto da empresa gaúcha é capaz de ter gravado em seu software o trajeto desejado. Assim, zonas de coleta e descarga de mercadorias são mapeadas para que consiga ir até o seu destino sozinho. É possível também adicionar roteiros pré-programados sobre o espaço onde o Jaguar irá operar para que ele lide com outras variáveis, como obstruções e condições do ambiente.
O veículo robótico possui 3 tamanhos: pequeno, médio e grande. Quanto maior o tamanho, maior é a quantidade de peso que o Jaguar consegue transportar, tendo um limite de 250kg.
 
O projeto, que trabalhou com questões complexas, como algoritmos de processamento de imagens, trouxe outros resultados. Além do desenvolvimento de um equipamento inovador no mercado brasileiro, destaca-se a expertise adquirida pelos colaboradores da Instor durante o processo como capital humano.
 
O projeto financiado pela Finep está alinhado com os interesses de financiamento da empresa pela chamada Indústria 4.0. A companhia de Miguel Serrano pretende produzir unidades definitivas do equipamento no mês de fevereiro de 2024, com uma demanda pré-definida para outras duas empresas, uma em São Paulo e outra em Gravataí.