Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Professor Wanderley de Souza, assessor especial da Finep, ganha maior prêmio científico do país
fechar
Compartilhar

 WanderleyDeSouza

 

A CBMM, empresa brasileira líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, realizou, no dia 13/11, a cerimônia de entrega do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. Esse é o quinto ano da iniciativa promovida pela CBMM, que se consolida como a maior premiação de ciência e tecnologia do país, com inscrições de profissionais de diversos estados brasileiros. O assessor especial da Finep, Wanderley de Souza, foi um dos premiados, vencendo a categoria ciência.

Desde 2019, o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia tem reconhecido o legado de profissionais que, por meio de suas pesquisas e descobertas, abrem caminhos para transformações no Brasil e no mundo.

Em 2023, os ganhadores foram dois acadêmicos. Na Categoria Ciência, para pesquisadores que colocaram o Brasil em destaque no cenário científico mundial, o escolhido foi o citado Wanderley de Souza (UFRJ/Finep). 

Na categoria Tecnologia, o vencedor foi Nivio Ziviani, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Essa categoria é voltada para profissionais que tenham gerado impactos relevantes ao país no desenvolvimento de aplicações práticas.

 Sobre a carreira de Wanderley de Souza

Os trabalhos do professor Wanderley de Souza permitiram desvendar detalhes de várias estruturas celulares e contribuir para o estabelecimento de sua composição química e de sua função nos vários protozoários estudados.

No que se refere ao estudo da organização estrutural de protozoários patogênicos, Wanderley de Souza tem dado uma importante contribuição à introdução de modernas técnicas microscópicas no Brasil. Seu trabalho aborda desde a microscopia confocal á microscopia eletrônica de varredura e de transmissão em alta resolução, incluindo técnicas de criomicroscopia.

O interesse central da carreira do Prof. Wanderley de Souza, portanto, é o estudo de doenças parasitárias, sobretudo aquelas causadas por protozoários intracelulares que causam doenças relevantes como a doença de Chagas, as leishmanioses e a toxoplasmose, bem como protozoários extracelulares que causam doenças como a giardíase humana e a tricomoníase humana e animal.

É graduado em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e obteve o doutorado em Biofísica pela UFRJ em 1978. Também realizou estágios de pós-doutoramento em várias instituições: National Institutes of Health; University of Illinois; University of Glasgow; Instituto Politécnico Nacional do México;

Atualmente, é Professor Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, onde dirige um grupo de pesquisa que conta com cerca de 50 colaboradores.