Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep, MCTI e MD celebram investimento de R$ 238 milhões em 22 projetos de empresas na área de Defesa
fechar
Compartilhar

BID foto

A Finep, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Defesa (MD) celebraram, na quinta-feira (21/9), em Brasília, a aprovação de 22 projetos de inovação de 25 empresas brasileiras que atuam na área de Defesa. No total, os projetos somam R$ 238 milhões em investimentos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para fomentar a inovação na Base Industrial de Defesa (BID). É o maior volume de subvenção econômica já destinado à indústria de defesa pelo FNDCT. Conheça os projetos e empresas aqui.

Os projetos foram selecionados pela Finep em edital lançado em junho de 2022 e contemplam diferentes áreas e tecnologias, como propulsão aeroespacial, defesa cibernética e veículos não tripulados.

Na cerimônia, o presidente da Finep, Celso Pansera, afirmou que o edital representa a retomada dos investimentos e da industrialização do país. “O que nós estamos fazendo é pegar um sistema de Base Industrial de Defesa maduro, com ICTs com projetos maduros em um momento que temos recursos para anunciar esses investimentos, o que projeta um futuro bastante interessante e que trará capacidade enorme do Brasil de produzir e exportar produtos".

Para a ministra do MCTI, Luciana Santos, "o fomento à base industrial de defesa permite ao Estado dispor de inovações imprescindíveis para o monitoramento do meio ambiente e das fronteiras, garantindo a segurança das terras indígenas, da população e do território nacional. Além disso, investimentos no complexo de defesa resultam no aumento das exportações de produtos de alto valor agregado e na geração de empregos qualificados, contribuindo para a fixação de talentos no país. É uma indústria em que as empresas atuam em estreita parceria com Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, especialmente aquelas ligadas às Forças Armadas".

Já o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse que "nossas empresas de defesa têm contribuído para que o país alcance graus de prontidão e operacionalidade compatíveis com seus desafios. Essas empresas se destacam pelo esforço para ampliar nossa independência e autonomia estratégica".

Veja aqui as fotos do evento.

Política industrial

A iniciativa se alinha a uma das missões estabelecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) para a elaboração da nova política industrial, que se refere ao incentivo a tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais. “MCTI e Finep estão totalmente integrados ao esforço de implementação da nova política industrial. É nesse contexto que anunciamos o maior volume de recursos de subvenção econômica já destinados à indústria de Defesa pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico”, concluiu a ministra Luciana Santos.

(Com informações do MCTI)

Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)