Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep lança relatório que mensura as conquistas do edital de apoio a projetos com aplicação de materiais avançados
fechar
Compartilhar

grafeno

 

A Finep acaba de apresentar um relatório completo para mensurar impactos dos projetos apoiados na Seleção Pública MCTIC/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação – 05/2020 – Materiais Avançados, lançada em julho de 2020.

A chamada disponibilizou R$ 10 milhões para o desenvolvimento de projetos com foco no desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços novos ou significativamente aprimorados com aplicação dos materiais avançados, tais como Grafeno, Nióbio e Terras Raras, buscando:

1.Melhor Performance dos produtos demonstrada pela adição de resistência, desempenho, leveza, durabilidade e/ou armazenamento de energia.

2.Aumento da Competitividade por meio de aplicações em componentes, processos e sistemas produtivos, tais quais o desenvolvimento de soluções para ferramental, máquinas, equipamentos, moldes, sensores, dentre outros que, resultem em maior produtividade.

3.Redução do Impacto Ambiental do produto ou no processo industrial demonstrada pelo aumento da segurança ou pela redução do consumo de energia, matéria-prima e/ouemissões de gases do efeito estufa (GEE).

4.Novas aplicações resultantes do desenvolvimento de tecnologia nova que exija modificação no processo e infraestrutura existente, etapa de escalonamento em ambiente operacional, desenvolvimento do mercado e/ou reestruturação do modelo de negócio.

Ainda que seja esperado que os resultados dos projetos apoiados por subvenção econômica tenham seus impactos mais significativos observados no médio e longo prazo, os resultados da pesquisa sugerem que alguns dos objetivos do Edital já estão sendo alcançados,ainda que a maioria dos projetos ainda esteja em fase final de execução.