Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Em seu 56º aniversário, Finep reativa Conselho Consultivo durante Reunião Anual da SBPC
fechar
Compartilhar

 

consultivosite

Elias Ramos (diretor de inovação da Finep), Celso Pansera, (presidente da Finep), Inácio Arruda (secretário de Ciência e Tecnologia Para o Desenvolvimento Social do MCTI) e F. Peregrino (chefe de Gabinete da Finep)

 

Foi reinstalado em 24 de julho de 2023, durante a 75ª Reunião Anual da SBPC, o Conselho Consultivo da Finep. O colegiado foi nomeado pela Ministra da CT&I, Luciana Santos, pela Portaria 7.249 do MCTI, de 20/7/2023.

A escolha da data para a retomada, segundo o presidente da Finep, Celso Pansera, se deveu à comemoração do aniversário de 56 anos da Finep, no dia 24 de julho, num momento especialmente venturoso de conquistas para a CT&I brasileiras e quando a SBPC também comemora a realização de sua 75ª Reunião Anual. Uma forma de consagrar a história de luta em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação brasileiras de ambas as instituições.

A reunião foi presidida pelo presidente Celso Pansera, tendo em sua mesa diretora o Secretário de C&T para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, o presidente da SBPC, Renato Janine, o Diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos de Souza, o chefe de gabinete, Fernando Peregrino e a representante dos funcionários no Conselho de Administração, Ana Rosado.

Pansera abriu os trabalhos atualizando os conselheiros sobre os projetos em andamento.  O primeiro deles, a elaboração, em conjunto com a ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, de um projeto, a ser apresentado   à Casa Civil e ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da criação de um escritório de compras públicas de Inovação. “Se conseguirmos que 2% das compras públicas sejam de inovação, isto já elevaria o investimento em P&D no Brasil em mais 1%, aproximando-se muito da meta de 2%, 2,5% do PIB”, garantiu.

Outro projeto é uma parceria com o BNDES para que a linha de inovação do Banco, assim que regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional, possa constituir junto com a Finep “um blend, uma mistura de taxas, para que aquela empresa inovadora apresente seu projeto em conjunto ao BNDES e à Finep” explicou Pansera.

A terceira ação, segundo o presidente, é uma negociação, junto ao Parlamento, para aprovação da destinação de parcela do Fundo Social do Pré-sal para a Ciência. Segundo Pansera, o fundo irá arrecadar nos próximos 10 anos mais de 600 bilhões de reais e metade desse valor não tem destinação. A ideia é usar ¼ do fundo para a Inovação. “A nossa ideia é colocar isso num grande pacote para a indústria brasileira inovar no contexto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial e os programas correlatos de aderência com o governo”.

O presidente disse querer ouvir os Conselheiros sobre esses pontos nas próximas reuniões previstas para este ano, uma em setembro e outra em novembro. Ele pretende ainda criar um grupo de trabalho, no colegiado, para repensar o Regimento Interno do Conselho Consultivo.  A meta é, até novembro, ter uma proposta de Regimento atualizada para ser apresentada à Diretoria e depois ao Conselho de Administração de modo a atualizar o Regimento.

Pansera passou a palavra aos conselheiros – 30 presentes entre titulares e suplentes. Todos foram unânimes em elogiar a retomada e a importância de a Finep ouvir todos os agentes – instituições, universidades e empresas – que compõem o Sistema da Inovação do País – na formulação de seus instrumentos e na execução de seu importante papel de Agência da Inovação do MCTI.

Encerrando os trabalhos, o presidente reafirmou a intenção de tornar o Conselho Consultivo um instrumento relevante de sua gestão e não apenas uma estrutura formal. “Queremos um Conselho que consiga refletir o que pensa que faz Ciência, quem faz Inovação no Brasil , de forma a nortear as ações da nossa Diretoria, logicamente apoiados e referendados pelo Conselho de Administração da Finep”, afirmou.