Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep assina primeiro contrato de crédito direto após redução na taxa de juros
fechar
Compartilhar

 

 pansera23
Celso Pansera, presidente da Finep (foto: Wesley Sousa/MCTI)

 

A Finep acaba de assinar o primeiro contrato de crédito direto com a empresa AGROCP Indústria e Comércio de Fertilizantes Ltda, após a redução da taxa de juros cobrada nos empréstimos a empresas para projetos de inovação. O projeto, que se alinha à Política Nacional de Fertilizantes, tem por objetivo implementar novo processo para obtenção de fertilizante organomineral líquido para uso por fertirrigação. O valor total do projeto é de R$24 milhões, com taxa TR+3,3% (cerca de 5% ao ano), 3 anos de carência e 10 anos para pagar. Se fosse ainda pela TJLP, seria cerca de 7% ao ano.

O projeto ainda prevê Pesquisa e Desenvolvimento contínuo para o desenvolvimento e melhoria de produtos através da construção de um novo laboratório de P&D na unidade de Santana da Vargem (MG).

Em abril, houve a alteração da taxa de remuneração dos empréstimos do FNDCT à Finep, passando de TJLP para TR. Com as mudanças trazidas pela PLV 01/2023, decorrente da MP 1.139/2022, as taxas de juros da Finep para projetos de inovação passam, em média, de 6,94% a.a. para 4,49% a.a., representando uma queda de cerca de 35%.

"Graças a legislação sancionada recentemente pelo presidente Lula e com a recomposição do FNDCT, abre-se um novo caminho para a inovação no país", afirma Celso Pansera, presidente da Finep.