Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep assina primeiros contratos de Subvenção Econômica em fluxo contínuo
fechar
Compartilhar

 PIS2

Foram assinados, no dia 4 de maio, os dois primeiros contratos de Subvenção Econômica de Fluxo Contínuo da Finep, no valor total de R$ 6.820.747,00. São projetos da Seleção Pública de Apoio à Comercialização de Propriedade Intelectual, lançada, com recursos de R$ 75 milhões para apoiar empresas que queiram testar tecnologias objeto de propriedade intelectual de Instituições de Ciência e Tecnologia.

A Seleção foi pioneira na Finep, no formato de fluxo contínuo, e já recebeu 47 propostas, dentre as quais quatro já foram aprovadas, duas estão com proposta de aprovação, uma foi indeferida por mérito, 24 não foram habilitadas e 16 estão em análise.

As empresas beneficiadas são: a Powermig Automação e Soldagem Ltda., do Rio Grande do Sul — que vai desenvolver um sistema inovador de manufatura aditiva, através de integração de tecnologias patenteadas pelo Instituto Federal de Santa Catarina, ICT parceiro na proposta — e a paulista Rubian Indústria e Comércio de Produtos Ltda, que vai testar patente da Unesp para a implementação no mercado de fórmulas cosméticas contendo extrato de pequi para benefícios de proteção solar e saúde da pele.

O objetivo desta Seleção é tirar as propriedades intelectuais das prateleiras das universidades e levá-las para o mercado, diminuindo o abismo existente entre a quantidade de Pis (propriedades intelectuais) e os contratos de transferência de tecnologia efetivamente realizados. O fluxo contínuo, entre outras vantagens operacionais, é muito adequado para esse tipo de arranjo que exige tempo de articulação entre os atores. Os resultados são bons projetos, além da criação, através de uma atividade “contínua”, de interação sistemática entre a universidade e a empresa.