Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Celso Pansera assume a presidência da Finep
fechar
Compartilhar

meirellesepansera

 Marcelo Meirelles, presidente do Conselho de Administração da Finep, e Celso Pansera, novo presidente da companhia.

 

Celso Pansera acaba de assumir a presidência da Finep. Ministro de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação durante o segundo governo Dilma (2015 e 2016), Pansera tem extenso currículo de serviços prestados ao desenvolvimento científico-tecnológico brasileiro, seja no Congresso (atuou como Deputado Federal), seja na liderança de importantes institutos e frentes parlamentares. A posse aconteceu durante reunião do Conselho de Administração da empresa, presidido por Marcelo Meirelles. O secretário-executivo do MCTI, Luis Fernandes, participou da nomeação - representando a ministra Luciana Santos.

Um dos destaques de sua gestão à frente do MCTI foi o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, sancionado por Dilma no início de 2016, promotor de uma série de ações para o incentivo para P&D, com o objetivo de aproximar a universidade do setor privado. Participou, ainda, da formação da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), sendo secretário executivo da coalizão de maio de 2019 até janeiro de 2022.

 

panserameirelles

 

"Sob a liderança do presidente Lula e da ministra Luciana Santos, faremos uma Finep dinâmica e forte em prol da indução de projetos estratégicos", afirmou o dirigente, durante a posse.

Durante a pandemia de Covid-19, ajudou a liderar diversos movimentos de caráter nacional em defesa da ciência brasileira, incluindo a aprovação da Lei Complementar 177/2021, que introduziu profundas alterações no funcionamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A Finep é a secretaria-executiva do fundo. Saiba mais sobre Celso Pansera

 

Diretores

Além de Pansera, tomaram posse três dos quatro novos integrantes da Diretoria da companhia. Janaina Prevot, funcionária de carreira, assume a Diretoria de Administração. Elias Ramos e Carlos Aragão acabam de ser reconduzidos, respectivamente, para a Diretoria de Inovação e a Diretoria de Desenvolvimento Científico-Tecnológico. 

Clique nas imagens e saiba detalhes: 

 

janainaprevot1Janaina Prevot - Diretora de Administração

 

 

eliasramosElias Ramos de Souza - Diretor de Inovação

 

 

carlosaragaoCarlos Aragão - Diretor de Desenvolvimento Científico-Tecnológico