Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Ministro Marcos Pontes lança na Finep 2ª edição do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações
fechar
Compartilhar

SNCT foto

Ao cumprir uma agenda de compromissos no Rio, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Astronauta Marcos Pontes, abriu oficialmente na noite de sexta-feira (1/10), durante live na sede da Finep/MCTI, a 2ª edição do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, que tem como principal atividade a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Com o tema: a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta.

Estabelecida por decreto em 2004, a Semana, que acontece em parceria com entidades de todo o país, tem o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população. A ideia é criar uma linguagem acessível, com soluções criativas que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundarem seus conhecimentos.

As atividades da Semana vão acontecer de 4 a 8 de outubro. Na programação, serão apresentados para a sociedade brasileira os resultados das pesquisas e iniciativas realizadas nas unidades vinculadas e parceiros em projetos estratégicos do MCTI.

“Este é um momento diferenciado, pois estamos vivenciando uma pandemia que traz mudanças na maneira de interagir. Por isso, é importante pensar em como seria a nossa vida sem a ciência, pois é ela que nos protege, com suas soluções”, afirmou o ministro. Segundo ele, as 27 unidades vinculadas ao Ministério vão estar unidas para homenagear a ciência durante a Semana e por todo o mês de outubro.

“Essa direção que o ministério está nos dando, para todos nós convergirmos, vai evidenciar a transversalidade que percebemos durante o período de pandemia; a importância da ciência e tecnologia em todas as áreas e, agora que vemos o país subir no índice global de inovação, isso tudo graças a dois anos de esforços do nosso ministério”, disse o presidente da Finep/MCTI, Waldemar Barroso, durante a cerimônia, que contou com a presença de vários secretários do Ministério, entre eles, Marcelo Morales, Paulo Alvim e a secretária de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC), Christiane Corrêa, responsável pelos dois eventos.

Também participaram da mesa, a diretora do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Iêda Caminha, e o diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Daniel Fonseca Lavouras.

Clique aqui e confira o site da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).