Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Congresso de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia tem participação da Finep
fechar
Compartilhar

 

mesaamazonia

Rodrigo Costa, da Finep, (à direita), participa do evento

 

No dia 8/11, a Finep esteve presente no 1º Congresso de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia (CBBA 2019), em Manaus (AM). O evento, que tem apoio da Finep, contou com palestras de Rodrigo Costa, assessor da Diretoria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e de Rodrigo de Lima, gerente da Região Norte da financiadora.

Na mesa-redonda "Inovação - Cenário Nacional de Empreendimentos Inovadores", o gerente Rodrigo de Lima apresentou as linhas e programa da Finep, além de dar exemplos bem-sucedidos de empreendimentos e instituições de pesquisa na região Norte que têm apoio da empresa.

Segundo Lima, "o grande diferencial da região amazônica é sua riqueza em biodiversidade e é essencial dominar a pesquisa e inovação em biotecnologia - chave para a economia do presente e do futuro aqui", disse.

O gerente da Regional Norte da Finep também falou da importância de se investir em pesquisa e desenvolvimento. Citando recente estudo do IPEA, demonstrou que "empresas que obtiveram apoio da Finep têm ganho de produtividade de até 30 % a mais do que outras".

 

Rodrigolimafinep

Rodrigo Lima, gerente regional da Finep na Região Norte

 

A mesa também contou com representantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM),Núcleo de Estudos e Pesquisas do Nordeste (NEPEN-CE), Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e Câmara dos Deputados Federais.

 

Cooperação Internacional e Bioeconomia

Na segunda mesa-redonda do dia ("Desenvolvimento Tecnológico de Startups Inovadoras"), Rodrigo Costa, assessor da Finep, mostrou o diferencial da Finep como agente de suporte do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: "é importante lembrar que a Finep é a única agência de fomento que apoia completamente a chamada cadeia da inovação, desde a pesquisa básica, passando por empreendimentos nascentes, até grandes projetos, e com uma combinação única de instrumentos - não reembolsáveis, reembolsáveis e investimento".

 

rodrigocostafinep

Rodrigo Costa, da Diretoria de Desenvolvimento Científico-Tecnológico da Finep

 

Costa detalhou, também, a iniciativa governamental internacional que está sendo formulada em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Pedaço (MAPA), a Finep e instituições alemães, com foco em projetos sustentáveis em bioeconomia. "O primeiro edital está previsto para ser lançado em março de 2020", adiantou.

SEBRAE, UFAM e Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A) também participaram da mesa.

 

CBBA, Workshop e Minicursos

O CBBA 2019 é uma iniciativa da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia (BIONORTE), da Rede Amazônia de Inovação e Empreendedorismo (RAMI) e da Aliança para a Bioeconomia da Amazônia (ABio). As instituições, nos últimos anos, vêm promovendo diversas reuniões estaduais do PGCT-BIONORTE, workshops e seminários, com objetivo de abordar a Gestão em Ciência e Tecnologia do Amazonas, discutir formas de fortalecer a interação entre ICTs e empresas e impulsionar a inovação e os negócios sustentáveis da região. Após tantos debates sobre o tema, perceberam a necessidade de ampliar a dimensão das discussões para um contexto amazônico, com alcance nacional, no intuito de divulgar os resultados científicos e tecnológicos que podem ser utilizados pela indústria e contribuir para a melhor utilização dos recursos florestais, possibilitando a geração de empreendimentos sustentáveis, consolidando a bioeconomia da região.

Iniciado em 6/11, com minicursos e outras atividades paralelas - incluindo o IV Workshop de Integração ICTs & Empresas Bionorte - o evento termina no sábado, 9/11, com a Reunião dos Coordenadores da Rede Bionorte.

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.