Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Divulgado resultado preliminar do Finep Startup
fechar
Compartilhar

Startup2 1

 

Acaba de ser divulgado o resultado preliminar do Programa Finep Startup de 2019. A segunda rodada obteve 495 inscrições, 53% a mais em relação à anterior. Cidades Inteligentes e Sustentáveis foi o tema com a maior quantidade de propostas, seguido do Construtech. Estes dois temas receberam 86 propostas, correspondentes a 17% do total.

O estado de São Paulo foi o principal, com mais participações nas propostas, equivalente a 32% do todo. Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, fazendo com que as regiões sul e sudeste respondessem pela maior parte da somatória de propostas.

O processo de seleção é realizado em duas fases na primeira etapa. A pré-qualificação e avaliação das propostas. Na pré-qualificação, o atendimento dos requisitos de elegibilidade é analisado. O Departamento de Empreendedorismo e Investimento em Startups (DEIS) da Finep verifica o enquadramento em relação ao faturamento tipo societário, estágio da startup e suficiência das informações, ao mesmo tempo que os departamentos operacionais avaliam a concordância da temática da proposta.

Das 495 propostas recebidas, 40% foram desaprovadas por não atenderem ao menos um dos parâmetros de elegibilidade. Os planos de investimentos de 297 startups foram examinados por um trio de avaliadores, que examinaram os fundamentos das associados a mercado, inovação e equipe.

Dessa forma, foram selecionadas preliminarmente para a segunda etapa 75 empresas, 27 destas tendo participado de rodadas anteriores e 62 apresentando cartas de compromisso de investimento privado, totalizando 15 milhões de reais, e assim, ultrapassando as rodadas passadas. Segundo o Superintendente da Área de Empreendedorismo e Investimento da Finep, Raphael Braga, "esse número revela o potencial de atração de recurso privado para inovação pelas atividades de investimento da financiadora e o interesse de investidores privados coinvestirem com a Finep, aproveitando o rigoroso processo de seleção conduzido no âmbito do Programa Finep Startup".

Em relação as rodadas de investimentos precedentes pela quantidade de propostas aprovadas, Agritech e Educação mantiveram suas posições entre as 4 principais, já Internet das Coisas e Inteligência Artificial foram substituídas pelo novo tema de Cidades Inteligentes e Sustentáveis. A perda de competitividade da I.A. foi intensa, com apenas 2 empresas classificadas, contra 10 da rodada anterior. A próxima etapa de avaliação acontecerá em São Paulo com uma banca presencial.

Finep Startup

O Programa Finep Startup tem por objetivo de impulsionar empresas de base tecnológica em fase final de desenvolvimento de produto ou que precisem ganhar escala de produção, com viabilidade comercial comprovada. O limite de recursos totais desta rodada é de R$ 30 milhões para 30 startups.