Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Tecnologia brasileira de construção inovadora será utilizada para atender refugiados sírios na Europa
fechar
Compartilhar

 casasplasticomvc


A empresa MVC Componentes Plásticos desenvolveu casas que utilizam uma tecnologia de montagem rápida, resistente, com custo menos e conforto térmico e acústico. A técnica de construção – chamada Wall System - é feita por meio de painéis formados por uma estrutura sanduíche de lâminas de plástico reforçado com fibra de vidro e núcleo especial. O resultado são construções seguras, que dispensam pintura e podem ser produzida em diversas cores, em escala industrial. O sistema construtivo recebeu a homologação da Caixa Econômica Federal para atender à demanda do Programa Minha Casa, Minha Vida e outras iniciativas de governos estaduais e municipais. Agora, as casas serão exportadas para a Alemanha, onde serão usadas para receber refugiados sírios. O projeto de desenvolvimento do Wall System teve financiamento da Finep no valor de R$ 9,9 milhões, em valores reembolsáveis.

Entre as vantagens em relação ao processo tradicional, o sistema oferece maior velocidade de construção, durabilidade, resistência, flexibilidade, conforto térmico e acústico, obra limpa e desperdício zero. Aprovado em todos os testes de resistência realizados pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), a tecnologia pode ser utilizada para habitação popular, escolas, postos de saúde, pousadas e casas de praia, entre outras aplicações. Além disso, podem ser totalmente acessíveis, desenvolvidas especialmente para portadores de deficiência.

As construções inovadoras e a exportação para a Alemanha foram destaque do programa “É de Casa”, da Rede Globo, em 12/12. Desde 2004, a MVC já construiu cerca de 250 mil metros quadrados com a técnica inovadora, em edificações de usos diversos no Brasil e no exterior. 

Líder nacional no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia, a MVC pertence às empresas Artecola e à Marcopolo. O projeto destinado à Europa terá várias etapas e deverá atingir a produção de 100 unidades/mês em 2016. As casas, com aproximadamente 64 m², têm dois quartos, sala, banheiro e cozinha.

Segundo Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, os principais pontos que determinaram a escolha e aprovação do produto da MVC para a Alemanha “foram a velocidade de implantação, as características de conforto térmico e acústico, a durabilidade e a possibilidade de serem exportadas em módulos e montadas de maneira rápida e eficaz”, explica.

(Com informações da MVC)