Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep encomenda estudos sobre Mobilidade Urbana para subsidiar ações
fechar
Compartilhar

 mobilidade

A Finep vem promovendo discussões sobre temas específicos com o objetivo de subsidiar seu planejamento de ações estratégicas de fomento. Na área de Mobilidade Urbana, que tem recebido apoio da empresa em diversas projetos, foram encomendados estudos a dois consultores sobre subtemas considerados relevantes: Tecnologias de Informação e Comunicação para Mobilidade Urbana, e Equipamentos, Modalidades e Tecnologias Alternativas em Mobilidade Urbana.

O estudo do primeiro subtema ficou a cargo do consultor Raul Colcher. Segundo o especialista, “tornar mais eficiente e confortável o transporte de pessoas e coisas em âmbito urbano é objetivo de planejadores e gestores em todo o mundo. Particularmente nas grandes cidades, o desafio de garantir recursos para minorar e contornar os gargalos de trânsito se torna mais difícil a cada dia e não pode ser satisfatoriamente enfrentado apenas pela expansão das vias”. Uma das maneiras apontadas para enfrentar esse desafio, são as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que oferecem recursos e soluções, “especialmente no contexto do que se convencionou chamar cidades inteligentes”, afirma Colcher.

O consultor identificou um conjunto de áreas de ferramentas e soluções que podem ter seu fomento incentivado na Finep. São tecnologias que permitem, entre outras coisas, regular e otimizar o tráfego de veículos; aumentar o nível de informação dos planejadores e dos usuários de transporte público; instrumentar funções de supervisão e intervenção em tempo real, além de subsidiar o controle de emissões, facilitar a acessibilidade, e apoiar a utilização por deficientes físicos. O estudo de Colcher também recomenda a ênfase sobre aspectos de coordenação e integração tecnológica e chama a atenção para a necessidade de promover a conscientização, a educação e a informação para gestores municipais a respeito das questões de mobilidade urbana e suas ferramentas de tratamento.

Já o subtema “Equipamentos, Modalidades e Tecnologias Alternativas em Mobilidade Urbana” teve a consultoria de Celso Novais. O especialista diz que “não existe uma única solução para todos os problemas de mobilidade urbana - as soluções consistem em uma ampla aplicação de modais, muitas vezes complementares”. Novais afirma que “a mobilidade sustentável está intimamente ligada ao consumo eficiente da energia, tendo como consequência a redução dos custos de transporte e/ou a queda dos índices de emissões”. O estudo indica que que o consumo eficiente de energia e a redução de emissões, por sua vez, estão intimamente ligados à adoção de tecnologias de propulsão elétrica. Novais lembra que o conceito de sustentabilidade somente se estabelece “quando a solução é economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa”. Assim, segundo ele, a mobilidade elétrica apresenta-se entre as principais soluções de transporte, especialmente, pelo viés econômico.

Além disso, Novais identificou que o parque industrial brasileiro teria meios para produzir grande parte dos componentes necessários para aplicação da mobilidade elétrica, “ainda sem ter alcançando, porém, as características ideais, necessitando de investimentos em pesquisa para aprimoramento da robustez e otimização das dimensões, tornando-os competitivos em qualidade e desempenho com as versões importadas”, salienta.

Reunião e apresentações

No dia 21/8, ocorreu uma reunião de trabalho na financiadora, com apresentação dos consultores e discussões dos grupos participantes. Assista aos vídeos, nos links abaixo:

Tecnologias de Informação e Comunicação para Mobilidade Urbana - Raul Colcher (Questera Consulting e FGV)

Mobilidade Urbana Sustentável: Transporte Coletivo com Propulsão Elétrica e Híbrida - Celso Novais (Itaipu Binacional)