Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Complexo de laboratórios abrigará pesquisas para aprimoramento da cana-de-açúcar
fechar
Compartilhar

CTC cana de açúcar

O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) de Piracicaba (SP) inaugurou, no dia 14/10, seu novo Complexo de Laboratórios de Biotecnologia. A estrutura, que ocupa uma área total de 1,4 mil m², será dedicada à busca por inovações em cana-de-açúcar, incluindo variedades geneticamente melhoradas, sementes artificiais e marcadores moleculares. Composto por quatro laboratórios, o complexo é fruto de investimentos da ordem de R$40 milhões. Parte dos recursos veio do Plano de Apoio Conjunto à Inovação Tecnológica Agrícola no Setor Sucroenergético e Sucroquímico (PAISS), uma iniciativa conjunta da Finep e do BNDES.

De acordo com o CTC, o melhoramento genético da cana-de-açúcar permitirá trazer às indústrias do setor variedades mais produtivas, com maior teor de açúcar, tolerância à seca e resistência às pragas. A primeira dessas variedades, a cana resistente à broca (principal praga que afeta a planta), deverá chegar ao mercado em 2017. A expectativa é que, com o emprego da biotecnologia, será possível evitar perdas – hoje estimadas em R$ 4 bilhões por ano –, além de gerar impacto ambiental positivo, pela diminuição do uso de agroquímicos e energia.

O emprego de Marcadores Moleculares, afirma o Centro, permitirá a identificação de características desejáveis na cana-de-açúcar por meio da análise de seu DNA. Cada variedade tem um código de barras (molecular) único. Com os marcadores, será possível não só identificá-lo, mas também realizar cruzamentos dirigidos, gerando variedades melhores da planta em menos tempo.

No complexo, também serão conduzidas pesquisas para o desenvolvimento de sementes artificiais da cana-de-açúcar, inovação que deverá modificar a maneira como se planta a cultura, proporcionando reduções de custo, melhoria da produtividade e simplificação operacional.