Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. EmTech Brasil é lançada por Finep e MIT com foco em tecnologias emergentes
fechar
Compartilhar

 Israel MIT Luis Fernandes Finep e Franklin Coelho RJ
Da esq. para a dir.: Israel Ruiz, vice-presidente do MIT; Luis Fernandes, presidente da Finep; Franklin Dias Coelho, secretário de Ciência e Tecnologia do Rio

“Tecnologias emergentes e empreendedores jovens é a combinação certa para o futuro”. A frase, do presidente da Finep, Luis Fernandes, resume bem o principal objetivo do EmTech Brasil 2015, o mais importante encontro sobre inovação no mundo. Organizado pela MIT Technology Review – revista do Massachusetts Institute of Technology (MIT) – em parceria com a Finep, o evento acontece nos dias 18 e 19 de novembro na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O lançamento foi realizado nesta quarta-feira, 26/8, na sede da financiadora, no Rio. Além de Luis Fernandes, estiveram presentes o vice-presidente do MIT, Israel Ruiz, e o secretário especial de Ciência e Tecnologia da cidade, Franklin Dias Coelho.

A conferência, que tem como slogan “O futuro da tecnologia hoje”, contará com a participação de conferencistas brasileiros e estrangeiros, que debaterão com 800 cientistas, empresários, jovens inovadores, pesquisadores e empreendedores as mudanças tecnológicas e suas tendências, aquelas que transformarão o futuro. Dentre os temas de destaque na EmTech Brasil estão energia nas cidades, indústria aeroespacial, água e tecnologia, educação do futuro, desafios da medicina, inovação empresarial, dispositivos inteligentes, inteligência artificial e moedas virtuais e e-commerce, entre outros.

O presidente da Finep chamou atenção para o fato do evento acontecer no ano do 450º aniversário do Rio e às vésperas da realização das Olimpíadas na cidade: “O EmTech se situa no meio de uma epopeia que marca o passado e que constitui o futuro”. Luis Fernandes também destacou o fato de o Brasil ainda ser um País com baixa propensão à inovação e ao risco. “Para mudarmos esse cenário é extremamente importante utilizarmos instrumentos e políticas em toda a cadeia da inovação”, completou.

O secretário Franklin Dias Coelho elogiou o legado tecnológico para a cidade com a realização do evento. “Um dos nossos objetivos é nos consolidarmos como a capital da inovação e do conhecimento”, disse. Para Israel Ruiz, do MIT, o EmTech tem grande relevância na discussão sobre os desafios e os impactos da tecnologia na vida das pessoas e nos ambientes de negócios. Ele lembrou que seu uso na área da educação pode representar transformações muito significantes. “Há muitos desafios e oportunidades na área de educação e precisamos focar nas mudanças. Acreditamos no poder de desenvolver tecnologias para melhorar a qualidade de vida no mundo”, afirmou.

Os eventos EmTech acontecem nos Estados Unidos, México, Equador, Colômbia, Espanha, Cingapura e Hong Kong, mas será realizado pela primeira vez no Brasil, onde é parte integrante do calendário dos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro. De acordo com Cecilia Nicolini, diretora-adjunta do MIT Tecnology Review e diretora do EmTech no País, o Brasil e a cidade do Rio de Janeiro foram escolhidos “pelo reconhecido desenvolvimento de um ecossistema de inovação e da qualidade dos projetos apresentados por seus empreendedores nos ramos de inovação e tecnologia”.

Inovadores com menos de 35 anos
Durante a conferência também será entregue o prêmio Inovadores com menos de 35 anos, um reconhecimento mundial feito pela MIT Techonology Review aos 10 projetos mais inovadores desenvolvidos por jovens brasileiros, capazes de impactar o mundo e as vidas de milhões de pessoas com soluções inovadoras para problemas atuais. Esta será a segunda vez que o Brasil receberá a premiação, que em 2014 reconheceu jovens empreendedores que criaram produtos e serviços que usam a tecnologia para transformar a realidade.

Um desses jovens foi Eduardo Bontempo, Inovador com menos de 35 anos 2014 no Brasil. Ele criou a plataforma Geekie Lab, que permite personalizar o ensino em escolas e universidades em função das necessidades de cada aluno. “Este prêmio me ajudou muito porque dá visibilidade não só para o setor privado, mas também para o público, e mostra para o país que sem inovação e sem tecnologia muito dificilmente chegaremos onde queremos chegar”, afirmou Bontempo.

Descubra, crie, lidere é o lema do EmTech Brasil 2015, onde estes jovens poderão apresentar seus projetos inovadores a empresários interessados em investir em inovação. A convocatória para inscrições na premiação termina no dia 27 de agosto e os vencedores serão conhecidos durante o evento. Os 800 participantes poderão conviver, durante dois dias, com professores do MIT, representantes do Media Lab (mais importante centro de inovação do planeta, que fica no MIT), e destacados especialistas brasileiros, professores locais e estudiosos de inúmeras áreas do conhecimento. Também haverá uma área de demonstração de protótipos de produtos e de novidades tecnológicas de parceiros do evento.

Sobre o EmTech
EmTech é o acrônimo das palavras emerging techonologies, uma referência para os especialistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. A edição americana da MIT Technology Review publica um relatório anual em que mostra as 10 tecnologias emergentes mais potentes do mundo, aquelas que serão capazes de mudar nossas vidas na próxima década.