Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep recebe Prêmio Mulher Trabalhadora que Amamenta
fechar
Compartilhar

premio mulher trabalhadora que amamenta 2015

Michel Zandberg, superintendente de Gestão de Pessoas da Finep (à esq.), e o ministro da Saúde, Arthur Chioro (Foto: Rondon Vellozo/MS)

Em premiação realizada no dia 7/8 pelo Ministério da Saúde, a Finep foi homenageada como uma das empresas que mais apoia a mulher trabalhadora que amamenta. A ação faz parte da campanha da Semana Mundial de Amamentação. Atualmente, 100 empresas brasileiras possuem locais destinados ao aleitamento, mas o Ministério da Saúde quer dobrar o número de salas de apoio à amamentação no País. O objetivo da campanha é incentivar gestores de empresas públicas e privadas de todo o Brasil a adotarem a prática.

A ação possui três eixos fundamentais preconizados pelo Ministério da Saúde: licença-maternidade de seis meses, implementação de creches nos locais de trabalho ou convênio com creches próximas, e a criação de salas de apoio à amamentação dentro do ambiente de trabalho. A meta inicial para 2015, de certificar 50 salas de apoio, foi superada em 100%, beneficiando até 70 mil mulheres em idade fértil. Para 2016, a meta é certificar outras 100 salas, ampliando em 40% o número de mulheres alcançadas. “As salas de aleitamento materno são um espaço muito simples e barato, mas que permitem a mãe recolher o leite de maneira segura. Essas ações garantem às mulheres o direito de compatibilizar a sua vida profissional com a amamentação”, destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Durante a cerimônia, o Ministério reconheceu ainda mais 17 empresas participantes da iniciativa.

Programa Maternidade
O Programa Maternidade, da Finep, contempla esses três eixos. Além da licença maternidade de seis meses, a empresa oferece sala de apoio à amamentação com ambiente apropriado para que a mãe possa retirar o leite para o filho ou com o objetivo de doação, jornada de trabalho com horário flexível e redução de carga horária para amamentação até a criança completar dois anos, entre outros benefícios. O programa também dá suporte emocional e orientação física para as gestantes, além de tratar dos aspectos psicológicos enfrentados pelas mães na gravidez e no retorno ao trabalho. “Em 2014, a Finep tinha um quadro de sete profissionais gestantes e um empregado cuja esposa estava grávida. O Maternidade foi concebido nesse cenário, como um projeto piloto que tinha o intuito de levar suporte psicológico e orientação física para essas gestantes”, conta Michel do Carmo Zandberg, superintendente da Área de Gestão de Pessoas da Finep.