Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep debate cooperação em CT&I entre Brasil e Estados Unidos
fechar
Compartilhar

Presidente da Finep Luis Fernandes

Presidente da Finep, Luis Fernandes

 
O presidente da Finep, Luis Fernandes, cumpriu na última semana agenda oficial de compromissos de cooperação bilateral com os Estados Unidos. Ao lado do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, ele participou de eventos e debates sobre CT&I com os setores público e empresarial americanos em Washington. No dia 27/5, Fernandes falou durante o Brazil-U.S. Innovation Forum, organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos com o objetivo de discutir possibilidades para aprofundar a cooperação entre os dois países por meio de projetos que envolvem a iniciativa privada.
 
Na ocasião, o presidente da Finep voltou a destacar os investimentos públicos em inovação realizados no País. Segundo ele, o Brasil investe 1,21% do Produto Interno Bruto (PIB) em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), sendo 0,68% de investimentos governamentais e 0,53% empresariais. “Desde 2004, quando foi aprovada a Lei de Inovação, os investimentos governamentais foram de 0,47% para 0,68%, em 2012. No mesmo período, investimentos empresariais em inovação subiram de 0,48% para 0,53% do PIB”, disse.
 
Luis Fernandes destacou ainda o papel da Agência na cadeia de inovação: “Apoiamos todos os estágios do processo de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação por meio de financiamentos, recursos não reembolsáveis e subvenção econômica”. De acordo com o presidente da Finep, o grande desafio da financiadora é equilibrar os instrumentos de financiamento, adequar marco regulatório e criar plataformas para atrair empresas. “Precisamos trabalhar em conjunto para melhorar o ambiente de inovação e estimular o crescimento sustentável do País”, completou.
 
Representantes do governo e do empresariado brasileiro e norte-americano discutiram quatro temas durante o fórum: “Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento no Brasil: obstáculos e benefícios”; “Cooperação para inovação em biomedicina e saúde”; “Tecnologias da informação”; e “Cooperação na área da inovação”.
 
Nos dias 28 e 29 de maio, Luis Fernandes participou da IV Reunião da Comissão Mista Brasil-Estados Unidos de Ciência, Tecnologia e Inovação. Além disso, o presidente da Finep se encontrou com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Mundial e do Council of Competitiveness (Conselho de Competitividade dos Estados Unidos).

 

Rio de Janeiro

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.

São Paulo

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 510 - 9º andar - Itaim Bibi
CEP: 04543-000  - São Paulo - SP

Brasília

SHIS QI 1 - Conjunto B - Bloco D - 1º Subsolo.
Ed. Santos Dumont - Lago Sul
CEP: 71605-190 - Brasília - DF

Fortaleza 

Av. Dom Luis, 807-20º e 21º pavimento
Meireles, CEP 60160-230 - Fortaleza - CE