
Protótipo em escala real valida tecnologias de última geração
A Eve Air Mobility alcançou um marco histórico na aviação ao concluir hoje (19/12) o primeiro voo de seu protótipo de eVTOL (aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical) em escala real, em Gavião Peixoto (SP). Este desenvolvimento tecnológico conta com o suporte estratégico da Finep, que atua como financiadora do projeto. O sucesso deste voo inaugural inicia uma fase de centenas de testes que visam expandir o envelope da aeronave até a transição para o voo por asas em 2026. O objetivo é que, após testes e aprovações, a operação regular da aeronave proporcione deslocamentos mais rápidos e seguros, integrando-se ao ambiente das cidades inteligentes e reduzindo desperdícios logísticos por meio de uma arquitetura de voo disruptiva.
O financiamento foi viabilizado no âmbito da chamada Mais Inovação Brasil – Aviação Sustentável. Do valor total solicitado à Finep, uma parcela de quase R$ 37 milhões já foi liberada sob a modalidade de subvenção econômica. Esse investimento é direcionado a uma iniciativa que promete revolucionar o transporte urbano, oferecendo uma alternativa sustentável que reduz a emissão de poluentes e os congestionamentos, melhorando a qualidade de vida nas cidades.
Além do aporte financeiro, o projeto se beneficia da experiência de 56 anos da Embraer e incorpora tecnologias avançadas de machine learning para monitoramento e predição de manutenção. Os dados coletados durante os voos são analisados para identificar problemas e conectar as necessidades da aeronave à rede de suprimentos, garantindo eficiência operacional e segurança. Com a validação dos modelos atuais, a Eve produzirá seis protótipos certificáveis para conduzir a campanha de testes junto a órgãos como a ANAC, a FAA e a EASA, com a expectativa de iniciar as operações comerciais em 2027.
“Este voo inaugural é a materialização da estratégia brasileira de liderar a transição global para a aviação sustentável. A Finep está investindo não apenas em uma aeronave, mas na capacidade do Brasil de projetar o futuro da mobilidade urbana com tecnologias de fronteira, como machine learning e propulsão elétrica de última geração”, celebra Luiz Antônio Elias, presidente da Finep.
O sucesso deste protótipo representa um sinal verde para a maturidade de um produto focado em confiabilidade, simplicidade e baixo ruído externo. A convergência entre o fomento público da Finep e a inovação tecnológica da Eve posiciona o ecossistema brasileiro de Mobilidade Aérea Urbana na vanguarda global.






