Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. PRÊMIO FINEP 2025: depois dos vitoriosos do Sudeste, chegou a hora da Região Norte. Conheça os finalistas!
fechar
Compartilhar

 

norte123

A entrega do Prêmio Finep 2025 Sudeste marcou a volta do maior reconhecimento aos inovadores brasileiros. O evento que deu a largada da etapa regional, ocorrido dia 11/9, classificou os aqueles que concorrerão ao troféu nacional, em Brasília.

Agora, é a vez do Norte! Manaus - a capital amazonense que, assim como toda a região, equilibra saberes ancestrais da floresta, força econômica e povo com vocação para inovar – recebe a cerimônia (dia 24/9, às 15 horas) onde serão conhecidos os melhores projetos estratégicos que respiram proximidade com o bioma amazônico.

Saiba quem são finalistas do Norte.

 

SERVIÇO:

PRÊMIO FINEP REGIÃO NORTE

Auditório da FIEAM - Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Avenida Joaquim Nabuco, 1919, Centro, Manaus, AM.

24 de setembro de 2025, às 15 horas

 

SOBRE O PRÊMIO

O objetivo da iniciativa é divulgar o estado da arte da Inovação brasileira fruto do apoio da Finep e evidenciar a importância desse fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do país, o aumento da competitividade e o bem-estar da sociedade.

De um universo de três mil projetos nas modalidades reembolsável e não-reembolsável, contratados entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, trezentos foram selecionados, numa primeira qualificação.  Destes, 144 do país inteiro aceitaram o convite da Finep disputam os prêmios regionais, nas seguintes categorias:

Cadeias Agroindustriais Sustentáveis: Projetos que promovam a garantia da segurança alimentar da população brasileira e a sustentabilidade da agroindústria nacional.

Complexo Econômico Industrial da Saúde: Projetos que promovam o desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde para a redução das vulnerabilidades do SUS e a ampliação do acesso à saúde.

Infraestrutura, Saneamento, Moradia e Mobilidade Sustentáveis: Projetos que promovam soluções para resíduos sólidos, para a cadeia do Biogás e Biometano, para mineração urbana, soluções sustentáveis em água e esgoto, desenvolvimento de novos materiais e processos para a moradia popular, a economia circular, tecnologias de descarbonização dos transportes e mobilidade verde e inteligente.

Transformação Digital da Indústria para Ampliar a Produtividade: Projetos que buscam impulsionar a transformação digital nas empresas brasileiras, visando aumentar a produtividade e a eficiência nos processos dos diversos setores da economia, especialmente por meio de tecnologias habilitadoras da indústria 4.0.

Bioeconomia, Descarbonização, Transição e Seguranças Energéticas: Projetos que promovam a geração e o processamento de biomassa para biocombustíveis, a produção de combustíveis sustentáveis e a produção de químicos a partir de fontes renováveis.

Tecnologias de Interesse para a Soberania e a Defesa Nacionais: Projetos estruturantes que visem à autonomia estratégica nas cadeias produtivas ligadas às tecnologias críticas, em particular nas de materiais, de propulsão, de controle, de comunicações e de base micro e nanoeletrônica, a expansão das capacidades internas nas áreas cibernética, nuclear e espacial, o aprimoramento dos sistemas nacionais de sensoriamento remoto e o desenvolvimento de tecnologias duais.

Deep Tech Startup: Projetos de empresas de base tecnológica profunda, com alto potencial de impacto e transformação em diversas áreas do conhecimento e da economia.

Ambiente de Inovação: Iniciativas que fortaleçam o ecossistema de inovação, como incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, redes de inovação e outras modalidades de apoio ao empreendedorismo inovador.

Infraestrutura de P&D em ICTs: Projetos que visem modernizar e expandir a infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) no Brasil.

Os projetos selecionados serão avaliados por Comissões Julgadoras constituídas por representantes de órgãos e entidades da sociedade brasileira, especialistas e funcionários da Finep, com base nas áreas do conhecimento e nas categorias do Prêmio.

Os vencedores regionais concorrerão ao prêmio nacional de cada categoria, que será entregue entre os meses de novembro e dezembro de 2025, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Tanto os vencedores regionais como os nacionais receberão um Selo Prêmio Finep de Inovação – 2025, para uso em materiais de divulgação do projeto premiado.

Haverá, ainda, destaque especial para o melhor projeto, coordenado por mulheres, ou o que tiver o maior número de mulheres nas equipes executoras, selecionado entre os finalistas de cada etapa regional e entre aqueles da final nacional.

Conheça o Regulamento do Prêmio Finep de Inovação 2025