Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Patrocinadora exclusiva do Prêmio Nacional de Inovação, Finep é destaque na cerimônia de entrega de troféus
fechar
Compartilhar

premio foto2

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), com patrocínio exclusivo da Finep, entregou na noite de 26/10, o Prêmio Nacional de Inovação 2023 para empresas brasileiras de todos os portes, ecossistemas de inovação e pesquisadores de todo o Brasil. O presidente da Finep, Celso Pansera e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participaram da abertura do evento, que aconteceu no São Paulo Expo, na capital paulista. A iniciativa é um reconhecimento e estímulo ao esforço de quem faz pesquisa e inovação no País. Assista aqui a cerimônia.

De um total de 44 instituições finalistas, 15 são empresas e praticamente todas receberam apoio financeiro da Finep para o desenvolvimento de seus projetos de inovação. Entre as grandes empresas vencedoras do Prêmio, estão a Enel (SP), Suzano Papel e Celulose (BA), Natura (SP) e Embraer (SP). Televale (MG), Paranoá (SP), Christal (SC) e Akaer (SP) foram as médias indústrias reconhecidas. Já os prêmios para pequenos negócios ficaram com a Nanoscoping (SC), Deep (SP), Solos (BA) e Brintell (DF). As empresas Nanoscoping (SC), BMD Têxteis (BA) e o IBM Brasil (SP) também foram premiadas por suas práticas inovadoras em Saúde e Segurança no Trabalho (SST).

"O Brasil possui uma rica produção científica, mas precisa dominar o conhecimento e avançar para desenvolver produtos, processos e soluções para os mais diferentes desafios", afirmou a ministra.

A Finep e o MCTI apoiam essa iniciativa por ser de grande importância para o País, especialmente nesse momento de retomada dos investimentos na academia e na reindustrialização do Brasil", disse Pansera. Segundo o presidente, este ano a Finep contratou R$ 5 bilhões em projetos com empresas, dos quais R$ 3,3 bilhões já foram liberados.

elias site

 

Pansera site

O diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos, entregou o prêmio à empresa vencedora na categoria Inovação em Processo - Médias Empresas. A vencedora foi a Paranoá, empresa do setor automotivo. O presidente Celso Pansera prestou homenagem a Rodolfo Cardoso, coordenador do Juri, com a placa de Menção Honrosa.

Sobre o Prêmio

Organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a 8ª Edição de Prêmio contou com mais de três mil inscrições, o maior número dos últimos anos. A iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), busca contribuir no processo de aprendizado, além de possibilitar a troca de experiências, auxiliando na identificação de seus pontos fortes e oportunidades de melhorias em inovação e gestão da inovação.

A premiação é voltada para a indústria, com exceção dos pequenos negócios, que podem ser do setor industrial, de comércio, de serviço ou agronegócio. A premiação não avalia projetos isolados e sim a capacidade de inovação das empresas e ecossistemas.

Veja a cobertura fotográfica no Flickr da CNI. Conheça os vencedores do 8º Prêmio Nacional de Inovação.