A União Europeia lança, no âmbito do Programa Horizonte 2020, 34 chamadas prioritárias para cooperação internacional, algumas destinadas ao Brasil, em particular, e países da América Latina.
O programa Horizonte 2020 é aberto a participantes de todos os países. Porém, algumas de suas chamadas buscam a participação de organizações de outras regiões geográficas além da UE.
Há duas formas de participar: por meio de projetos de pesquisa colaborativos ─ a serem executados por consórcios com a participação de pelo menos três Estados-membros da União Europeia e parceiros de todo o mundo ─, ou por meio de obtenção de bolsas para pesquisadores oferecidas por iniciativas como as Marie-Skłodowska Curie Actions (MSCA) ou o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC).
A tabela a seguir é uma lista de chamadas que tem 'cooperação internacional' como prioridade, com filtro nas áreas geográficas que incluem: ALL (todos os países) + Brasil + América Latina.
A Finep não participa dessas chamadas. Mas as instituições brasileiras que participarem daquelas intituladas INFRAIA ─ para infraestruturas de pesquisa ─, que se destinam a entidades jurídicas estabelecidas na Austrália, no Brasil, no Canadá, na China, na Índia, no Japão, no México, na Nova Zelândia, na República da Coreia, na Rússia e nos EUA, são elegíveis para financiamento da União Europeia, desde que concedam acesso para investigadores dos Estados-Membros e países associados às suas infraestruturas de pesquisa.
Mais chamadas podem ser encontradas no portal Funding & Tender Opportunities (https://ec.europa.eu/info/funding-tenders/opportunities/portal/screen/home ) e no site da União Europeia
A Finep mantém Acordo de Cooperação com a União Europeia, desde 2014, para promover uma colaboração mais forte e abrangente em pesquisa e inovação para o benefício mútuo.