Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Brasil na era da certificação digital
fechar
Compartilhar

certificacao digital site

Imagine o dia em que você não precisará mais sair de casa ou do seu escritório para vistoriar o carro, vender ou comprar imóveis, contratar seguros, autenticar uma assinatura em cartório ou cruzar os dedos para que um documento importante enviado pelos correios chegue às mãos do destinatário. Essas são apenas algumas das inúmeras facilidades que a certificação digital poderá trazer para o dia a dia das pessoas.

Considerada uma das tecnologias mais seguras do mundo, a certificação nada mais é do que uma identidade virtual, que permite ao cidadão acessar e realizar transações no meio eletrônico de forma segura. A assinatura digital é um procedimento criptográfico que traz garantias de autenticidade, integridade e autoria sobre um arquivo eletrônico. Entre as vantagens do uso da certificação digital estão a segurança da informação, economia de papel, agilidade nos processos e acesso à informação.

No Brasil, o emprego desta tecnologia ainda está restrito aos serviços públicos e ao setor empresarial. Ainda assim, já somam cinco milhões os certificados válidos atualmente, dos quais 2,5 milhões foram emitidos nos últimos 12 meses, prova de que a tecnologia encontra-se em plena expansão no mercado brasileiro.

Informações na nuvem
Nos últimos anos, a Finep investiu cerca de R$ 7 milhões em projetos de certificação digital. Dois deles, pelo menos, apresentam soluções que poderão contribuir para que mais e mais pessoas passem a usar a tecnologia no País. São inovações como a da E-Sec Tecnologia em Segurança de Dados, que recebeu cerca de R$ 1 milhão da Finep, em recursos de subvenção econômica, para o desenvolvimento de um sistema de autenticação e certificação.

A empresa lançou no mercado o Certillion, aplicativo para certificação digital em ambiente móvel que simplifica o processo de utilização da tecnologia. Trata-se de um serviço mobile que possibilita o sigilo e a autenticidade nas transações financeiras via celular. A mudança começa com a substituição do pendrive, que guarda a chave de segurança do usuário. Nesse caso, os dados ficam armazenados em nuvem, o que possibilita que a assinatura aconteça via internet, por meio de qualquer aparelho, seja ele smartphone, laptop ou tablet.

Leia matéria completa na revista Inovação em Pauta, da Finep, páginas 38 a 43.