Este espaço está dedicado a disponibilizar os documentos relacionados ao processo de monitoramento e avaliação de resultados da Finep.
Estão previstas, dentre outras ações, elaboração no médio prazo de estudos para avaliação dos instrumentos de apoio em andamento (análise ex-post), conforme o Plano Trienal de Avaliações da Finep.
Organizado pelo FGV EESP CLEAR, o curso “Monitoramento e a avaliação de políticas públicas” desenvolve a compreensão da importância do M&A para a gestão baseada em evidências. No curso, o estudante tem contato com: fundamentos de monitoramento e avaliação, incluindo teoria da mudança e plano de monitoramento e de avaliação; indicadores para monitoramento; e avaliação de políticas, incluindo tipos de avaliação e metodologias para avaliar políticas públicas. Composto por aulas em vídeo gravadas, estudos de caso, bibliografia recomendada, exercícios e apostila formulada especialmente para o curso, o conteúdo está disponível gratuitamente na plataforma de Educação Executiva da FGV. Ao final, também é conferida uma declaração de participação os aprovados nos módulos. https://fgvclear.org/
Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) elaborou artigo a partir de dados dos projetos da Finep, abrangendo o período de 2001 a 2022. O trabalho apresenta panorama dos programas de C,T&I para o Desenvolvimento Social, conceituando os principais temas participantes desta área e orienta melhorias para o aprimoramento dos resultados das ações a seren implementadas pela Finep. Veja aqui o artigo.
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social: conceitos e resultados
Repositório do Conhecimento do Ipea: Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social: conceitos e resultados - (versão estendida)
A Rede de Desenvolvimento de Capacidades em Avaliação (ReDeCa) é uma iniciativa de cooperação que reúne atualmente 29 instituições da América Latina e do Caribe, entre bancos públicos de desenvolvimento, agências de fomento, associações e organismos parceiros. Desde sua criação, em 2021, a ReDeCa tem se consolidado como um espaço de intercâmbio de experiências e fortalecimento das práticas de monitoramento e avaliação (M&A) na região.
Nesse contexto, foi lançado o Caderno ReDeCa nº 1 – “Institucionalização, indicadores e objetivos de desenvolvimento sustentável: um guia para os bancos de desenvolvimento da América Latina e do Caribe”. A publicação apresenta experiências, boas práticas e recomendações sobre a institucionalização das funções de M&A, o desenvolvimento de sistemas de indicadores e a integração da sustentabilidade e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas estratégias institucionais.
A Finep participou ativamente do processo de elaboração do conteúdo e do evento de lançamento, reafirmando seu compromisso com a cooperação internacional e com o fortalecimento da cultura de avaliação.
O Caderno ReDeCa nº 1 é uma referência prática para instituições de desenvolvimento, oferecendo caminhos para aprimorar a gestão baseada em evidências, promover a transparência e ampliar o impacto das políticas públicas e das estratégias de desenvolvimento sustentável na América Latina e no Caribe.
Relatório de Avaliação de Impacto da subvenção econômica
O relatório teve como objetivo mensurar os impactos dos projetos apoiados pelo Edital MCTIC/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação – 05/2020 – Materiais Avançados, que destinou R$ 10 milhões ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores baseados em materiais como grafeno, nióbio e terras raras. A iniciativa visa aprimorar o desempenho e a competitividade industrial, reduzir impactos ambientais e fomentar novas aplicações tecnológicas. Embora os efeitos mais expressivos sejam esperados no médio e longo prazo, os resultados iniciais apontam que parte dos objetivos já vinha sendo alcançada, mesmo com a maioria dos projetos ainda em fase final de execução à época da elaboração do relatório.






