
O Prêmio Finep voltou! Acabam de ser anunciados os nove vencedores da Região Sudeste da mais importante premiação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Houve também uma premiação especial - a Medalha Niède Guidon - para o melhor projeto comandando por mulher(es). Conheça os premiados nas diferentes categorias – e que disputam a premiação nacional com os vencedores das outras regiões brasileiras. Veja aqui a cerimônia completa.
O formato é novo: os concorrentes são os projetos da carteira da Finep, apoiados nos mais diversos setores do conhecimento.
Participaram da cerimônia, ocorrida na sede da Financiadora na quinta (11/9), no Rio, o presidente da Finep, Luiz Antonio Elias, a secretária de Ciência Tecnologia e Inovação do Rio, Tatiana Roque, o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luis Fernandes, toda a diretoria da Finep, dentre outras autoridades.
"É importante reafirmarmos que não há uma ação independente que não priorize conhecimento. Países como Estados Unidos e China compreenderam bem cedo que o domínio científico é a base e a força da sua política. Não só isso: é a força motriz da sua categoria econômica, da agregação de valor ao seu produto final. A volta do Prêmio Finep celebra os brasileiros que fazem a diferença para destacar o país", afirmou o presidente Elias.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, gravou vídeo sobre a iniciativa: Este prêmio dialoga diretamente com a nova indústria brasileira. Como primeira mulher a liderar o ministério, tenho orgulho de ver o protagonismo das mulheres exaltado", disse.
Luis Fernandes salientou que está "muito satisfeito em ver que as prioridades da política nacional de desenvolvimento, em particular da política industrial, da Nova Indústria Brasil, que orientam o programa das inovações, são os que estruturam a nova versão do Prêmio de Inovação".
O próximo evento acontece no Amazonas dia 24/9 quando serão conhecidos os destaques da Região Norte.
Sobre o Prêmio
O objetivo da iniciativa é divulgar o estado da arte da Inovação brasileira fruto do apoio da Finep e evidenciar a importância desse fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do país, o aumento da competitividade e o bem-estar da sociedade.
De um universo de três mil projetos nas modalidades reembolsável e não-reembolsável, contratados entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, trezentos foram selecionados, numa primeira qualificação. Destes, 144 do país inteiro aceitaram o convite da Finep disputam os prêmios regionais, nas seguintes categorias:
Cadeias Agroindustriais Sustentáveis: Projetos que promovam a garantia da segurança alimentar da população brasileira e a sustentabilidade da agroindústria nacional.
Complexo Econômico Industrial da Saúde: Projetos que promovam o desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde para a redução das vulnerabilidades do SUS e a ampliação do acesso à saúde.
Infraestrutura, Saneamento, Moradia e Mobilidade Sustentáveis: Projetos que promovam soluções para resíduos sólidos, para a cadeia do Biogás e Biometano, para mineração urbana, soluções sustentáveis em água e esgoto, desenvolvimento de novos materiais e processos para a moradia popular, a economia circular, tecnologias de descarbonização dos transportes e mobilidade verde e inteligente.
Transformação Digital da Indústria para Ampliar a Produtividade: Projetos que buscam impulsionar a transformação digital nas empresas brasileiras, visando aumentar a produtividade e a eficiência nos processos dos diversos setores da economia, especialmente por meio de tecnologias habilitadoras da indústria 4.0.
Bioeconomia, Descarbonização, Transição e Seguranças Energéticas: Projetos que promovam a geração e o processamento de biomassa para biocombustíveis, a produção de combustíveis sustentáveis e a produção de químicos a partir de fontes renováveis.
Tecnologias de Interesse para a Soberania e a Defesa Nacionais: Projetos estruturantes que visem à autonomia estratégica nas cadeias produtivas ligadas às tecnologias críticas, em particular nas de materiais, de propulsão, de controle, de comunicações e de base micro e nanoeletrônica, a expansão das capacidades internas nas áreas cibernética, nuclear e espacial, o aprimoramento dos sistemas nacionais de sensoriamento remoto e o desenvolvimento de tecnologias duais.
Deep Tech Startup: Projetos de empresas de base tecnológica profunda, com alto potencial de impacto e transformação em diversas áreas do conhecimento e da economia.
Ambiente de Inovação: Iniciativas que fortaleçam o ecossistema de inovação, como incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, redes de inovação e outras modalidades de apoio ao empreendedorismo inovador.
Infraestrutura de P&D em ICTs: Projetos que visem modernizar e expandir a infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) no Brasil.
Os projetos selecionados serão avaliados por Comissões Julgadoras constituídas por representantes de órgãos e entidades da sociedade brasileira, especialistas e funcionários da Finep, com base nas áreas do conhecimento e nas categorias do Prêmio.
Os vencedores regionais concorrerão ao prêmio nacional de cada categoria, que será entregue entre os meses de novembro e dezembro de 2025, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Tanto os vencedores regionais como os nacionais receberão um Selo Prêmio Finep de Inovação – 2025, para uso em materiais de divulgação do projeto premiado.
Haverá, ainda, destaque especial para o melhor projeto, coordenado por mulheres, ou o que tiver o maior número de mulheres nas equipes executoras, selecionado entre os finalistas de cada etapa regional e entre aqueles da final nacional.
Conheça o Regulamento do Prêmio Finep de Inovação 2025.
Veja a cobertura fotográfica do evento aqui.






