
O FIP Inova, fundo de investimento em participações, fundo exclusivo da Finep, anuncia seu mais recente investimento na Bioma Genetics, empresa brasileira especializada em medicina diagnóstica de precisão através da venda de exames. A companhia se destaca pelo uso de tecnologia genética, testes moleculares e microbiota aplicados a áreas como oncologia, fertilidade, farmacogenética, neuropsiquiatria, doenças raras e outras frentes clínicas que demandam soluções diagnósticas personalizadas, eficazes e acessíveis.
O aporte de R$15 milhões será destinado à execução do plano de crescimento da Bioma, com foco na ampliação da capacidade laboratorial, expansão geográfica, desenvolvimento de novos exames e fortalecimento da estrutura organizacional e comercial da empresa.
A Bioma está sediada na cidade de São Paulo, conta com um laboratório próprio de alta complexidade e, aproximadamente, 30 colaboradores, entre biomédicos, médicos, pesquisadores, equipe técnica e administrativa. Seu modelo de negócio possibilita ampla capilaridade e acesso nacional, além de parcerias estratégicas com operadoras de saúde e hospitais privados.
A empresa foi fundada em 2018 por Rafael Malagoli, PhD, pós-doutor em patologia, ex-professor da Univesidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e teve mais de 100 artigos publicados, contando com mais de 1.300 citações acadêmicas. O fundador conta também com experiência prévia em empreendedorismo, já tendo sido o acionista majoritário do laboratório de patologia PHD – Patologia, Histologia, Diagnóstico, e já o tendo vendido para a DASA. Além de Rafael, constam entre os sócios da empresa Dan Waitzberg, doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), com mais de 45 anos de experiência no setor e Angela Waitzberg, doutora pela FMRP-USP, tendo mais de 30 anos de experiência no setor, com passagens tanto no setor privado (como PHD e FEMME3), como também na parte acadêmica, sendo docente da UNIFESP há mais de 30 anos. Dan exerce a função de diretor científico da Bioma, enquanto Ângela exerce a posição de diretora médica da companhia. Com um time formado por profissionais com forte perfil acadêmico, – 12 colaboradores que possuem mestrado, doutorado ou pós-doutorado – a companhia conta com profissionais com experiência tanto no mercado de medicina diagnóstica quanto no de genética.
O histórico de inovação da Bioma é marcado pela constante internalização de tecnologia, desenvolvimento de protocolos próprios e criação de produtos pioneiros adaptados às necessidades do mercado brasileiro. A companhia vem desenvolvendo novas soluções para áreas como psiquiatria, distúrbios alimentares e farmacogenômica, reforçando seu papel na vanguarda da medicina de precisão. Desde seu início, já foram realizados mais de 30 mil sequenciamentos genéticos, consolidando sua presença como referência nacional em medicina personalizada.
Essa inovação constitui em grande parte os diferenciais competitivos da companhia que é capaz de realizar mais de 100 tipos diferentes de exames, todos com valor clínico e realizados a partir de tecnologia brasileira. Diferente de concorrentes que distribuem, no Brasil, exames processados por laboratórios internacionais, a Bioma possui metodologia proprietária que a permite processar seus exames no Brasil a custos inferiores e em menor tempo em padrão de qualidade internacional.
Além do impacto tecnológico, a Bioma se destaca também pela sua contribuição para a sociedade. Ao disponibilizar no mercado nacional tecnologia antes restrita a laboratórios internacionais, a empresa promove a redução de custos desses exames para os brasileiros, contribuindo para a equidade no acesso à saúde especializada e para diagnósticos mais rápidos e assertivos. Isso se traduz em melhor desfecho clínico, redução de custos para o sistema de saúde e ampliação do acesso à medicina de precisão no Brasil.
Com mais esse investimento, que se soma a outros recentes, a Finep reafirma seu compromisso em identificar e apoiar negócios inovadores, desenvolvedores de tecnologia, com elevado potencial de crescimento, geração de impacto positivo e criação de valor sustentável no longo prazo. A iniciativa está alinhada à Política Industrial “Nova Indústria Brasil”, lançada pelo governo federal, principalmente em sua missão 2, relacionada à Saúde, tema tão importante para o país.






