Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep celebra ótimo momento da ciência brasileira e exalta Pernambuco na 77ª Reunião da SBPC
fechar
Compartilhar

 

estandefinepsbpc25

 

A Finep é patrocinadora e desembarca com projetos importantes e homenagens pelos 40 anos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, na 77ª Reunião Anual Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, no Recife (PE). O evento ocorre entre 13 e 19 de julho com o tema “Progresso é ciência em todos os territórios”. A abertura será às 17 horas, no Teatro do Parque (R. do Hospício, 81 – Boa Vista, Recife/PE), com transmissão ao vivo.

Confira programação completa

A ação da Financiadora envolve homenagem aos nomes que construíram nosso desenvolvimento científico-tecnológico, como José Pelúcio Ferreira, líder histórico da companhia. Além disso, celebra o momento atual do país (com recursos sem contingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e as inspirações futuras que serão proporcionadas pela Nova Indústria Brasil (NIB), na esteira de recursos de mais de R$ 50 bi da Finep.

Um boneco à moda dos que embala os carnavais de Olinda, representando Pelúcio, vai recepcionar os convidados na cerimônia de abertura. Já o estande da Finep na ExpoT&C apresenta uma amostra de tecnologias da NIB desenvolvidas em Pernambuco, e que apontam para o futuro da inovação no Brasil nas áreas de bioeconomia, saúde e transformação digital.

Traz, ainda, elementos simbólicos de inovação cultural e identidade do estado nordestino conhecido como “Leão do Norte”, como o caranguejo (do Mangue Beat, movimento que tornou Chico Science e Nação Zumbi conhecidos internacionalmente), as sombrinhas que enfeitam as danças de frevo e as geniais xilogravuras do mestre J. Borges, que nos deixou há exatamente um ano. Na visão da Finep, o futuro não se constrói apenas com máquinas, mas com diversidade, criatividade e capital humano.

 

Veja aquivo com expositores do estande ou os conheça abaixo:

ICTs

Novos méis caatingueiros e circulares: Sertão do São Francisco, Serra da Capivara e Sertão do Araripe

Executor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão de Pernambuco

Instrumento Finep: Não reembolsável - CHAMADA PÚBLICA CT-AGRO - PROGRAMA CADEIAS PRODUTIVAS DA BIOECONOMIA: FOMENTO À ICT – 01/2022

Por meio da análise dos méis produzidos nos territórios dos Sertões do São Francisco, do Araripe e Serra da Capivara, gerar e disseminar novos conhecimentos e, a partir deles, desenvolver novos bioprodutos, bioinsumos e serviços. Incentivar a criação de conhecimento e soluções inovadoras com a inclusão da economia circular, contribuindo para uma bioeconomia mais inclusiva, positiva e restauradora, aproveitando as vocações naturais do bioma caatinga. Estimular arranjos de cooperação junto às organizações comunitárias regionais, construindo compromissos comerciais com base na união de esforços e a confiança entre as instituições, estabelecendo uma governança circular entre os agentes que compõem a cadeia produtiva.

 

Avanços Integrados em Mobilidade Inteligente, Segurança Veicular e Eficiência Energética

Executor: Universidade Federal de Pernambuco

Instrumento Finep: PROGRAMA FINEP 2030 - Rede de ICTS - Ciclo 5

Criação de uma Rede Inteligente unindo vastos conhecimentos em áreas como Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, consumo energético, desempenho, e sistemas digitais para fomentar inovações que aumentem a segurança, otimizem a eficiência e melhorem A conclusão do projeto prevê uma série de soluções inovadoras para a indústria automotiva e áreas afins. Com ênfase na Mobilidade Elétrica, a meta é impulsionar um setor automotivo mais seguro, eficiente e sustentável.

 

Cadeia Produtiva do Licuri: Inovação Sustentável para Bioeconomia da Caatinga - Fase 2

Executor: Universidade Federal de Pernambuco

Instrumento Finep: CHAMADA PÚBLICA CT-AGRO - PROGRAMA CADEIAS PRODUTIVAS DA BIOECONOMIA: FOMENTO À ICT – 01/2022

Promover a agregação de valor na cadeia produtiva do Syagrus coronata (Licuri), espécie nativa da Caatinga, por meio da valorização da amêndoa do licuri bem como do óleo vegetal extraído e dos resíduos para o desenvolvimento de novos bioprodutos para fins alimentares, cosméticos e farmacológicos, fortalecendo o cooperativismo, boas práticas de agricultura sustentável e apoiando o desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais do semiárido nordestino. O óleo da amêndoa licuri possui o ácido láurico como principal interesse comercial, porém sua concentração é variável em diferentes lotes do óleo, impactando no seu valor de mercado. Assim, o projeto visa, também, desenvolver, implementar e validar um kit para monitoramento do teor de ácido láurico em lotes do óleo de licuri produzido pelas cooperativas das comunidades participantes do projeto.

 

EMPRESAS

Cappriche S/A

https://capricche.com.br/

@capriccheoficial

Instrumento Finep: financiamento reembolsável

Cappriche Smart Factory

Aumentar a eficiência de processo de produção de biscoitos através de inovações baseadas em tecnologias digitais (com destaque para sensoriamento avançado, processamento de dados em nuvem, instrumentação de precisão e manutenção preditiva), desenvolvendo um sistema produtivo híbrido capaz de fabricar biscoitos pelos processos de moldagem (típica de biscoitos amanteigados e recheados) e laminação (típica de biscoitos como cream crackers e biscoitos de água e sal) com a mesma estrutura produtiva e automatização do sistema de embalagens. Será uma série de inovações de processos que alteram o paradigma do macroprocesso produtivo geral brasileiro da produção de biscoitos.

 

Klar Soluções de Inteligência Artificial

https://www.klar-ia.com.br/

Instrumento Finep: Subvenção Econômica (Programa Finep Inovadoc)

Inteligência artificial e metodologias de gestão para melhoria da produtividade em serviços de diagnóstico por imagens

Otimizar a assistência aos pacientes e o custo efetividade dos serviços de saúde, a partir de métodos de aceleração de imagens e da digitalização de fluxos de trabalho; aumentar a produtividade dos serviços de diagnóstico por imagens; automatizar o atendimento de pacientes com gerenciamento de filas e fluxos assistenciais especializados; melhorar a assistência aos pacientes e otimizar os processos clínicos e administrativos.