Na segunda-feira (28), o chefe de Gabinete da Finep, Fernando Peregrino, liderou aula ao lado de especialistas do setor de inovação para discutir a temática "Estratégias para superar os desafios das startups deep techs". Participaram do debate: Livia Faria, gerente de Fundos de Investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Agnaldo Dantas, analista de Inovação do Sebrae Nacional, e Mona Oliveira, fundadora e CEO da Biolinker.
No primeiro bloco do encontro, o debate foi guiado por questionamentos motivadores. Inicialmente, foi discutido como os órgãos financiadores estão se preparando para apoiar as deep techs e enfrentar os riscos tecnológicos dessas iniciativas.
Segundo o analista de Inovação do Sebrae Nacional Agnaldo Dantas "recentemente, o Sebrae começou a olhar e trabalhar com deep techs dentro das universidades, impulsionando a criação de empresas de base tecnológica mais intensiva. Conseguimos avançar com essa meta através do programa Catalisa ICT", afirmou.
O Catalisa ICT é uma iniciativa do Sebrae Nacional voltada à transformação do conhecimento científico em soluções de alto impacto. Seu propósito é impulsionar negócios deep techs, convertendo pesquisas acadêmicas em inovações disruptivas que fomentam o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Abordando os desafios, Livia Faria destacou que o principal entrave é assumir riscos e aprimorar os instrumentos de apoio a essas tecnologias. "Sabemos que é um produto arriscado; as startups não precisam apenas de crédito. Por isso, estamos focando em subvenções e apoios não reembolsáveis. Vamos estabelecer focos para atuar com nossos parceiros e aprimorar o banco para alcançar esse nicho", afirmou.
Além disso, Livia anunciou o lançamento de um novo fundo em parceria com a Finep e a Petrobras. "Neste ano, vamos lançar um fundo para apoiar iniciativas ligadas à transição energética e descarbonização. Estamos olhando para o futuro e para novas tecnologias, incluindo pesquisas ainda incubadas", declarou.
Fernando Peregrino também ressaltou a importância dessa união. "É fundamental que o BNDES esteja junto com a Finep desenvolvendo novos mecanismos. Em um país como o nosso precisamos pensar em agentes promotores de tecnologia", afirmou.
A fundadora e CEO da startup Biolinker, Mona Oliveira, foi responsável por trazer a perspectiva das empresas, relatando os desafios enfrentados para fazer ciência no mercado brasileiro. De acordo com ela, é necessária uma mudança cultural no país.
"O Brasil precisa avançar nas questões de regulação e na criação de sandboxes para testarmos nossos produtos. Sem isso, é mais fácil que nossos produtos sejam reconhecidos fora do país. Precisamos de uma mudança de mentalidade e cultura para acreditar que somos capazes de desenvolver novas tecnologias e que somos um terreno fértil com reais possibilidades para produtos nacionais", concluiu.
Como superar esses desafios?
No segundo bloco do encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre como construiriam uma política pública para apoiar as deep techs. Livia Faria destacou a importância de fomentar o empreendedorismo dentro das universidades.
"Precisamos inserir nas universidades essa mentalidade de empreendedorismo, é importante fazer o pesquisador pensar como empreendedor, considerando o investidor e os recursos necessários", pontuou.
Já para Mona Oliveira, a criação de uma lei voltada às deep techs é prioridade.
"Eu proporia uma lei que apoiasse análises de tecnologias nacionais com mais agilidade. Precisamos dar prioridade aos projetos desenvolvidos no país", afirmou.
Mais debates em cena
Para dar seguimento à discussão, Peregrino anunciou que a Finep promoverá, no dia 5 de maio, o primeiro seminário do ano sobre o protocolo de deep techs. O evento tem como objetivo coletar sugestões para a elaboração de uma política pública explícita de apoio às startups deep techs nacionais e seus ecossistemas.
A série de seminários será composta por painéis expositivos e rodadas de discussão sobre temas estratégicos, como: Raízes das deep techs, Financiamentos Públicos e Privados, Comercializando no Exterior, Ecossistemas, e muito mais.
O evento será aberto ao pública, para se inscrever acesse o link: https://www.sympla.com.br/evento/seminario-deep-tech-brasil/2907956